Abadeus - O Amor Transforma Vidas

Mais da ABADEUS...

História de transformações de vidas

NOSSA HISTÓRIA
A fundação da Associação Beneficente ABADEUS foi um sonho concretizado de líderes e amigos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, de Criciúma, no dia 1 de abril de 1960.
Preocupados com as constantes necessidades surgidas em razão da instabilidade de empregos nas minas de carvão e do setor cerâmico, a ABADEUS contribuiu de forma significante para amenizar o sofrimento das famílias que ficavam desprotegidas após as ondas de desemprego, por meio da distribuição de cestas básicas e roupas usadas, arrecadadas junto à comunidade.
As roupas eram preparadas e consertadas por um grupo voluntário de senhoras denominado Dorcas, que trabalhavam junto à sede da Igreja Assembleia de Deus.
No ano de 1989, o Sr. Gerço Gomes Monteiro assume a presidência da ABADEUS e, a partir daí, a instituição toma um novo rumo. Esforços são realizados para criar uma estrutura física própria e desvincular administrativamente a associação da Igreja. Assim, novos objetivos direcionaram o foco da instituição.
De 1989 até 2009, trabalhamos com programas de acolhimento, chegando a ter três casas para atender jovens e adolescentes de ambos os sexos, provenientes de lares desestruturados, órfãos e/ou desamparados.
Atualmente, a ABADEUS está com uma nova identidade visual e totalmente focada no desenvolvimento social da família. Para atender a essa demanda, desenvolve diversos programas sociais, tais como capacitação profissional, inclusão digital, o programa Jovem Aprendiz, oficinas de música, oficinas de audiovisual, atendimento odontológico, atendimentos emergenciais, dentre outros.
Os projetos e programas oferecidos têm como principais objetivos: contribuir para a construção da cidadania das pessoas atendidas juntamente com suas famílias e fortalecê-las como agentes transformadores da condição socioeconômica em que se encontram com o intuito de promover o rompimento do ciclo de pobreza.
NOSSA HISTÓRIA EM IMAGENS
AQUI TÊM HISTÓRIA
1960
Clube das mães
A ABADEUS inicia suas atividades por iniciativa de membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus com a ajuda de um grupo de senhoras denominado “Dorcas” que arrecadavam roupas e alimentos, por meio de campanhas, e as distribuíam à população vulnerável de Criciúma.
1989
Ano de mudança
É empossado um novo Conselho Diretor, cujo presidente permanece até a presente data, com uma nova proposta de implantar programas de atendimento direto às crianças e adolescentes. Uma estrutura física foi construída para implantar o programa.
1994
Nova sede ABADEUS
A ABADEUS transfere sua sede para o bairro Cristo Redentor e inicia a construção do que, futuramente, viria a ser o Centro de Educação Infantil. Implanta programas que visam o atendimento às famílias e o desenvolvimento comunitário, ampliando a oferta de serviços para além do programa de abrigo.
1995
Programa de Abrigo
O acolhimento institucional de crianças e adolescentes marcou um período importante para a ABADEUS. Foram abertas três casas para abrigar até sessenta e cinco jovens, entre meninos e meninas sem lares ou em risco social, numa época em que as casas similares existentes na região não atendiam a demanda.
1997
Cursos de Qualificação
Com o início das atividades concentradas no Bairro Cristo Redentor, tiveram início os cursos de qualificação profissional. A partir desse ano, começaram a ser implantados cursos de Costura Industrial, Customização e Modelagem Industrial.
2000
Educação Infantil
Em 2000, teve início o Centro de Educação Infantil Educando para o Futuro, atendendo a demanda de crianças sem educação infantil no bairro. Também a transferência do Abrigo para a nova Sede, construindo casas destinadas ao sistema de abrigo, e funcionando até o encerramento do programa, em 2009.
2003
Projeto Geração.com
Nesse ano, é implantado um projeto inovador que visa democratizar o acesso à informática, efetivando a inclusão digital para toda a comunidade da ABADEUS e aos demais bairros de Criciúma.
2004
Novos projetos
O programa Sinfonia de Talentos foi implantado com o objetivo de utilizar a música como importante ferramenta de cultura, educação e disciplina, a fim de formar músicos para integrar a Orquestra e Banda Sinfonia de Talentos. Ainda, em 2004, um consultório odontológico foi implantado para atender a população dos arredores da ABADEUS.
2009
Ponto de Cultura
Início do Ponto de Cultura “Escolinha de Cinema” em que crianças e jovens aprendem técnicas de audiovisual com a finalidade de fortalecerem os vínculos comunitários e promover inclusão social por meio da arte e da cultura.
2011
Programas Sociais
Importante patrocínio firmado com a Petrobrás que possibilitou a construção do espaço físico para a implantação do projeto Desenvolvendo Talentos para a Inclusão Social, tendo início, também, o Programa Jovem Empreendedor Aprendiz.
2014
Cristo Redentor +Verde
Criação do projeto Cristo Redentor +Verde para gestão dos resíduos sólidos da instituição e do bairro, além de incentivar a conscientização de preservação do meio ambiente.
2016
Valorização e princípios
Um projeto criado para atender crianças e jovens que ainda não estavam amparados pelos demais programas sociais. Baseado em princípios e valores do escotismo, caracteriza-se como um grupo que se reúne semanalmente para aprender cidadania, técnicas de disciplina e sobrevivência em situações adversas com acampamentos e retiros.
Estatuto ABADEUS
A ABADEUS é apartidária, e observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.
Missão da ABADEUS
O que nos motiva a fazer o bem com amor...
Missão
Promover com excelência a cidadania emancipatória por meio da mobilização de recursos coletivos de acordo com os princípios cristãos.
Visão
Ser reconhecida como uma instituição que desenvolve seus trabalhos com transparência, ética e respeito ao público e ao meio ambiente , visando promover a transformação integral do ser humano.



Valores
- Respeito aos nossos parceiros, voluntários, colaboradores, comunidade atendida e ao meio ambiente;
- Comprometimento em promover o desenvolvimento humano com qualidade e assistência social emancipatória, favorecendo o pleno exercício da cidadania;
- Preservar valores éticos junto a nossa clientela, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência.
Relatório Socioambiental ABADEUS

Para fazer o download do Relatórios Sociambiental da ABADEUS é fácil!
Você só precisa preencher seu nome e e-mail nos campos abaixo, e o download iniciará automaticamente.

Nome
E-mail
Quem faz acontecer aqui...
Diretoria e Conselho Fiscal - ABADEUS
DIRETORIA ABADEUS
GERÇO GOMES MONTEIRO
Diretor Presidente
Eliseu de Souza
Diretor Vice Presidente
Cláudio Roberto Silveira
Diretor de Recursos Humanos
Marcos Aurélio da Silva
Diretor Financeiro
Claudinei Serafim
Diretor de Patrimonio
Rubens Freitas dos Santos
Primeiro Diretor Suplente
Adayr de Freitas Rodrigues
Segundo Diretor Suplente
Heber Alves Vieira
Terceiro Diretor Suplente
CONSELHO FISCAL ABADEUS
Alessandro Luiz Puzio da Silva
Conselheiro Fiscal
Maurino Manoel Vieira
Conselheiro Fiscal
Carmi Ferreira Sant Ana
Conselheiro Fiscal
Ester Guimarães Ramos
Suplente Conselho Fiscal
Manoel Lino Moraes da Silva
Suplente Conselho Fiscal
Nossa Infraestrutura
Nossas instalações
5.800 m² Área Total
Educação infantil
01 parque
01 brinquedoteca
01 sala de orientação pedagógica
01 Refeitório
01 Cozinha
03 Salas de aula
01 Biblioteca
3.800 m² Área Construída
Centro Multiprofissionalizante
01 laboratório de informática
01 laboratório de modelagem plana
05 salas de aula
02 salas de música
01 laboratório de costura industrial
01 Auditório
Área Administrativa
04 salas de trabalho
01 espaço para reunião
01 sala de atendimento
01 Salão de Eventos
VOLTAR AO TOPO