A Abadeus Centro de Inovação Social está com vagas abertas para o Projeto Escola de Artes Fase II, uma iniciativa ampla e inovadora aprovada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura). O projeto, que está em andamento e com inscrições abertas, oferece oficinas gratuitas e a possibilidade de bolsas de estudo para os participantes, contemplando 240 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
“Nossa missão é proporcionar uma transformação social significativa, usando a arte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal”, destacou a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro. “Estamos oferecendo uma oportunidade única para que as pessoas possam acessar um mundo de possibilidades através da arte”, completou.
Oficinas promovem expressão cultural
O Projeto Escola de Artes Fase II visa promover a expressão cultural em diversas modalidades artísticas, como música instrumental, canto coral, audiovisual e robótica. As oficinas, que terão duração de 10 meses, incluirão cursos de violão, ukulele, teclado, contrabaixo, sopro, violino, violoncelo, viola de arco, bateria, piano, e musicalização infantil. Além disso, oficinas de audiovisual, com foco em animação, fotografia, percussão e audiodescrição, também serão realizadas duas vezes por semana.
“É muito importante incluir diferentes faixas etárias e grupos sociais nessas atividades. Queremos que todos, desde crianças de um ano até idosos, possam explorar e desenvolver suas potencialidades artísticas. A arte não tem idade e, por meio dela, podemos fomentar uma cultura de cidadania”, frisou a gestora pedagógica da Abadeus, Rodicélia Felipe.
Apresentação no Teatro Elias Angeloni
O projeto culminará em uma noite cultural no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados das oficinas em uma grande celebração aberta ao público.
As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever diretamente na sede da Abadeus. As vagas são limitadas e priorizam pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e cultural única.
---
Texto: Giovana Bordignon | Partner NZBT
Foto: Divulgação/Abadeus
Com início na próxima segunda-feira (15), matrículas encerram nesta sexta (12)