A Abadeus realiza nesta sexta-feira (8), a sexta edição da Noite Cultural. O evento é gratuito e reúne, no palco do Teatro Elias Angeloni, alunos da Escola de Artes em um espetáculo musical. Com início às 20h, o encontro traz uma série de apresentações de orquestra, coral e solos, destacando talentos que vão do clássico ao popular.
Entre as atrações, uma das atuações é do jovem Mateus Nós Corleta, de 13 anos, que apresentará a peça “Canon em Ré”, de Pachelbel, ao piano, acompanhado por um quarteto de cordas. Mesmo com perda auditiva, o jovem se destacou no meio musical. Sua vontade de aprender nasceu da inspiração em um dos mais influentes músicos do ocidente.
“Na pandemia, durante o isolamento social, eu conheci a história do pianista Beethoven, o qual tinha perdido sua audição aos 26 anos de idade. Decidi que ia aprender a tocar piano, então procurei a Abadeus”, contou. “Eu me interessei por música clássica e, apesar da minha perda auditiva, encontrei na Abadeus o apoio para aprender piano, o que se tornou uma terapia para mim”, acrescentou o pequeno pianista.
Um ano de preparo
Crianças, jovens e adultos atendidos pela Abadeus apresentarão o que vêm aprendendo nas aulas de canto e instrumentos, compondo um espetáculo de cerca de uma hora. A diversidade dos estilos musicais foram trabalhadas ao longo do ano. Segundo o produtor cultural da Abadeus, Adeilton Correa do Santos, cada aluno é escolhido de acordo com seu desempenho e envolvimento nas aulas.
“Nossa orquestra inclui cordas, sopros e percussão, além de um coral com aproximadamente 35 vozes. São cerca de 75 músicos ao todo. A Noite Cultural permite que os alunos vivam uma experiência completa, com iluminação e estrutura de palco, algo que muitos estão tendo a oportunidade de experimentar pela primeira vez”, afirmou o produtor cultural.
Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, a Noite Cultural é um espaço para valorizar a dedicação dos alunos e ampliar o acesso à cultura em Criciúma. “Esse evento é uma oportunidade única para nossos alunos experimentarem o teatro, não como espectadores, mas como protagonistas. Isso fortalece o compromisso que cada um deles desenvolve com a arte e traz o resultado de um esforço contínuo”, destacou.
A Noite cultural é um projeto cultural realizado por Abadeus Centro de Inovação Social, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Celesc e Copapel e incentivo estadual de Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas online e gratuitamente, por meio do link https://bit.ly/noitecultural24.
Pioneirismo em Inovação Social
Pioneira em Inovação Social em Santa Catarina, a Abadeus comemora 64 anos de atuação transformando comunidades vulneráveis, como o bairro Cristo Redentor, em Criciúma, onde está situada. Com foco na democratização do acesso à ciência, tecnologia, inovação, cultura digital e empreendedora para a transformação de territórios vulneráveis, a organização promove programas nos eixos de educação infantil, socioassistencial, cultura, inclusão produtiva, tecnologias e inclusão digital, e negócios.
Suas iniciativas já beneficiaram mais de 320 mil pessoas, na região, e impulsionaram um aumento significativo no número de negócios locais no bairro sede, além de reduzir expressivamente a violência. A Abadeus é reconhecida por soluções inovadoras e alinhamento com práticas de ESG, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio de parcerias e projetos que integram inclusão socioprodutiva e empreendedorismo.