Abadeus - O Amor Que Transforma
Expositores e apoiadores participam de Fórum de Economia Solidária no último dia do evento
14/06/2012
O QUE VOCÊ PROCURA?
Expositores e apoiadores participam de Fórum de Economia Solidária no último dia do evento


A 2ª Feira de Economia Solidária foi encerrada hoje (14/6) na Unesc, e teve a participação de expositores e apoiadores no Fórum de Economia Solidária. O evento, que durou três dias e conta com o apoio da Abadeus, contou com oficinas de sabão caseiro, troca de mudas e sementes crioulas, palestras, mostras, atividades culturais, exposição e comercialização de artesanatos e agricultura familiar, além da mostra de cinema.

Conforme a professora doutora da Unesc Patrícia Martins Goulart uns dos objetivos da feira foi provocar uma discussão sobre os modos de viver e produzir sob o modelo de autogestão e solidariedade, além do fortalecimento do fórum na região.

“O resultado foi muito positivo. Diversas pessoas passaram pelo evento. Além disso, fizemos o fórum entre os participantes da feira e decidimos fazer uma reunião dia 27 deste mês para discutirmos a realização de eventos desde porte na Universidade, a participação de outra feira que será organizada pela Cáritas Diocesana de Criciúma, por meio do projeto Fortees (Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina) com convênio da Petrobrás nos dias 14 e 15 de setembro, na praça Nereu Ramos, em Criciúma, e a mobilização para a 5ª Plenária Nacional de Economia Solidária”, destacou.

O evento foi articulado pelo PAES (Programa de Ações em Economia Solidária) em parceria com a UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) da Unesc, e contou com apoio da Abadeus, Epagri, CredisolCrédito Solidário, Cáritas Diocesana de Criciúma, Coleta Seletiva de Inclusão Social, Mulheres do Mirassol, Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor e Ponto da CulturaPulsando o Brasil.



Plenária



A proposta é aprofundar o debate acerca da economia solidária como estratégia de desenvolvimento territorial, sustentável, diverso e solidário, como opção de organização popular e luta emancipada dos trabalhadores associados. As propostas sobre plenárias temáticas devem ser encaminhadas para a comissão organizadora nacional até 18 de setembro.

Em 2008 a 4ª plenária definiu o Fórum Brasileiro de Economia Solidária como “um instrumento do movimento da Economia Solidária, um espaço de articulação e diálogo entre diversos atores e movimentos sociais pela construção da economia solidária” no país.



Foto e colaboração: Dani Savi/Comunicação Unesc


VOLTAR AO TOPO