
A Orquestra Sinfonia de Talentos, projeto sociocultural da Abadeus, fez apresentação na Praça do Estudante, no campus da UNESC, na última quinta-feira (19/03), durante o projeto Quintas Culturais. Durante aproximadamente 30 minutos, os músicos apresentaram um repertorio de músicas clássicas, chegando arrancar lagrimas da plateia presente. A Orquestra é fruto do projeto Sinfonia de Talentos que está completando 10 anos de fundação.
Durante o mês de março a Orquestra segue agenda de apresentação, sendo dia 26, às 19h30 no Espaço Cultura do Angeloni Center; dia 28 na Praça do Congresso, às 16h, e dia primeiro de abril, numa apresentação especial em comemoração aos 55 anos da Abadeus.
A apresentação é parte da contrapartida social do projeto que é apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Apoiam o projeto ainda o Fundo da Criança e Adolescência da cidade de Criciúma (FIA) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
O projeto
O projeto Sinfonia de Talento já atendeu mais de 750 jovens nestes 10 anos. Segundo o professor e maestro do projeto Fernando Martins, “os alunos vêm mostrando a cada apresentação uma evolução individual, que fazendo com que o grupo cresça e encante a cada apresentação”, analisa.
São oferecidas aulas de música gratuitamente, para alunos entre oito até 20 anos, e na medida em que participantes vão evoluindo integram a orquestra do projeto.
Para a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, o projeto mostrou uma grande evolução, saindo de um sonho, a uma realidade. Hoje com 10 anos de trabalho formando jovens músicos mostra maturidade. “Temos uma integrante do projeto, que iniciou como aluna. Passou a voluntária no ano passado dando aulas de violino. Hoje ela já é contrata e ainda integra a orquestra sinfônica de Criciúma. Ela evoluiu junto com o projeto”, exemplifica Shirlei, falando com orgulho da agora professora Ianca Serafim. Shirlei ainda ressalta que o projeto proporciona mudança de atitude nos participantes, que aprendem valores como respeito, solidariedade e disciplina. “O projeto quer popularizar a cultura da música clássica, com a inserção cultural, e estamos conseguindo alcançar nossas metas a cada ano”, declara Shirlei.
O projeto Sinfonia de Talentos tem é apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, do Fundo da Criança e Adolescência da cidade de Criciúma (FIA) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.



