Abadeus - O Amor Que Transforma
Formatura Desenvolvendo Talentos em Cocal do Sul
17/12/2018
O QUE VOCÊ PROCURA?
Formatura Desenvolvendo Talentos em Cocal do Sul

A felicidade da haitiana Cephonise Joseph Vitorio Reis foi compartilhada com todas as mulheres em noite de “formatura” para as participantes dos cursos de capacitação em costura industrial e modelagem plana. A cerimônia realizada no auditório da igreja matriz de Cocal do Sul concluiu uma etapa de qualificação e novas oportunidades na vida da imigrante.


“Eu aprendi muito nos cursos de costura industrial e modelagem plana. Para mim é uma oportunidade que não imaginava que teria. Só estava esperando pelo certificado para ir em busca de um trabalho nesta área. Sem profissão e conhecimento a vida é muito difícil. Estou em Cocal do Sul há três anos com meu esposo e nossos dois filhos acabaram de chegar da nossa terra natal. Estou muito feliz e agradecida. Tenho fé que conseguirei trabalhar nesta área, pois me sinto preparada diante dos ensinamentos que recebi”, ressaltou Cephonise.


Durante a cerimônia 34 certificados foram entregues às mulheres que estão em busca de trabalho e de uma profissão, dessas 10 são haitianas. Os cursos foram oferecidos por meio de uma parceria entre o Governo Municipal de Cocal do Sul, Secretaria de Assistência Social e a Associação Beneficente ABADEUS de forma gratuita e destinados a participantes com idade a partir de 16 anos. Em quatro anos, esta parceria já qualificou cerca de 150 profissionais nesta área no município.


“Esta parceria é muito mais que uma ação. Cada certificado entregue representa conhecimento e oportunidade para o mercado de trabalho. Nosso propósito enquanto gestores, desde o início, é a preocupação em oferecer qualidade de vida. Nada adianta estar à frente de um governo se não pudermos alinhar nossos projetos, investimentos e ações na qualidade de vida das pessoas. Parabéns a todas as mulheres que abraçaram estes cursos com o objetivo de ir em busca de um emprego e renda”, afirmou o prefeito Ademir Magagnin.


Para a Diretora Executiva da ABADEUS, Shirlei Monteiro essa parceria faz toda a diferença na vida das pessoas. “Nós entendemos que a gestão municipal de Cocal do Sul é preocupada com o desenvolvimento da cidade e isso reflete inclusive nos imigrantes haitianos que tem a mesma oportunidade de se capacitarem. É uma acolhida de forma distinta para que também eles possam se sentir produtivos. E é disso que a gente precisa: incluir de verdade. Para isso precisamos envolver os lados social e econômico para que as pessoas e o município possam se desenvolver. Todos estão de parabéns e só podemos desejar sucesso a cada uma dessas mulheres”, declarou.


A secretária de assistência social, Angela Mendes Anjo espera que essa capacitação se transforme em fonte de renda na vida de cada formanda. “Que tudo o que as nossas participantes aprenderam se reflita no mercado de trabalho. Nossas mulheres estão de parabéns e fazendo a diferença pela dedicação e vontade de aprender. Nós da secretaria de assistência somos gratas, pois temos essa via de mão dupla, ou seja, oferecemos e temos a contrapartida de cada uma delas se dispôs em aprender. Sucesso a todas”, disse.

A cerimônia de entrega dos certificados contou também coma a presença da vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, primeira-dama, Maria de Fátima Dajori Magagnin, presidente do Legislativo, Roseny Cittadin Barbosa, assistente social, Sandra Quarezemin, professora Amanda Mendes, coordenadora pedagógica da ABADEUS, Rodicélia Felipe e coordenadora do grupo de mulheres, Lourdete Cechinel Maccari.


Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul
Maria Luzia da Rolt

VOLTAR AO TOPO