Abadeus - O Amor Que Transforma
Alunos da Abadeus recebem visita do cantor e compositor Flávio Landau
06/03/2020
O QUE VOCÊ PROCURA?
Alunos da Abadeus recebem visita do cantor e compositor Flávio Landau

Os alunos dos projetos e programas desenvolvidos pela Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, receberam uma visita especial na tarde desta sexta-feira, dia 6. Iniciando as comemorações pelo aniversário de 60 anos da instituição, celebrado em 2020, a Abadeus abriu suas portas para o cantor e compositor Flávio Landau, conhecido pela música tema do quadro Lata Velha, no programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo. Durante a visita, o músico cantou, tocou, conversou com os estudantes, assistiu uma apresentação deles e também posou para fotos.


Natural de Minas Gerais, Landau iniciou sua relação com Criciúma e região em 2014, quando conheceu o músico criciumense Pedro Araújo. Desde então, ele vem frequentemente à cidade e os dois, inclusive, já compuseram juntos. No ano passado, o músico mineiro conheceu a Abadeus e, segundo ele, a visita foi tão boa que resolveram repetir a dose.


“O Mateus, que é o baixista que me acompanha, apresentou a instituição e fiquei realmente encantado com o trabalho que eles realizam. Sei a dificuldade que é manter uma instituição desse tamanho, por isso sou parceiro e viemos novamente, agora fazendo parte do calendário de 60 anos, o que é muito bacana”, conta.


Desta vez, foi Landau quem começou assistindo uma apresentação musical; ele foi recebido por alunos do Projeto Sinfonia de Talentos, os quais cantaram e tocaram a música Lata Velha, uma canção autoral do músico mineiro. Para ele, esta iniciativa do ensinamento através da música para os jovens é um fator que pode mudar tudo na formação deles.


“O trabalho que a Abadeus faz, a gente não tem na grade curricular. Felizmente, venho de uma família de músicos, então tinha instrumentos espalhados pela casa inteira, tive acesso a isso, mas sou uma exceção, sabemos que a grande maioria não tem acesso. Aqui, vendo essa possibilidade tão real, é emocionante demais. Todas as crianças tocando e cantando, com todos os instrumentos... Então, acho fundamental, o trabalho daqui tinha que ser modelo para o Brasil todo”, destaca Landau. Ele é irmão dos também músicos Wilson Sideral e Rogério Flausino, da banda Jota Quest.


Importância do trabalho social


Assim como a veia musical, o envolvimento com ações sociais também é “herança de família”, pois Landau aprendeu com os pais a importância do trabalho social. “Os meus pais foram professores a vida toda. Minha mãe já faleceu, mas o meu pai, até hoje, tem várias ONGs que ajudamos, em Minas Gerais, interior de São Paulo, tudo o que é ligado a educação e saúde, estamos junto. Meu pai é um cara muito de ajudar as pessoas, generoso demais, acho que eles passaram isso para mim”, conta ele.


Ao longo de 60 anos, a Abadeus já atendeu mais de 300 mil pessoas. A diretora executiva da entidade, Shirlei Monteiro, agradeceu a vinda do músico e ressaltou como são importantes o auxílio e as parcerias deste tipo. “É uma honra e um privilégio receber um músico como o Landau, conhecido até internacionalmente, mas dedicando um tempo para nos visitar e conhecer o nosso trabalho. A Abadeus investe em educação e cultura porque entendemos que a cultura também faz parte do desenvolvimento humano”, frisou ela.


Quem entende isso muito bem é a jovem Hellen Gregório, de 15 anos. Ela faz parte do Projeto Sinfonia de Talentos, através do qual aprendeu a tocar clarinete e saxofone. Além disso, também entrou para o Programa Jovem Aprendiz e teve a sua primeira oportunidade de trabalho: hoje, é recepcionista na própria Abadeus. “A música é algo que te motiva e te ajuda naqueles dias ruins. Já conhecia e gostava das músicas do Landau porque elas são assim, trazem uma mensagem positiva, são inspiração e fazem muito bem”, pontua a estudante.


Durante a visita, Landau ainda cantou outras músicas junto com a banda do Sinfonia de Talentos, como Barquinho, Do Jeito Que Eu Sou e Tudo Sempre Dá Certo. O encontro foi encerrado com cachorro-quente e refrigerante para os alunos. Quem quiser saber mais sobre o músico Flávio Landau pode procurar nas redes sociais e plataformas digitais por Landau Oficial.


Texto: Vanessa Amando | NBCom


Fotos: Mikaella Florentino e Laureci Guimarães | ABADEUS

VOLTAR AO TOPO