Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus participa de ação solidária com produção de máscaras para doação
17/04/2020
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus participa de ação solidária com produção de máscaras para doação

A Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, está produzindo máscaras de tecido que serão doadas à comunidade através da campanha “Juntos de Coração”, a qual é promovida por entidades da cidade e da região e conta com a participação da Abadeus. Os materiais necessários para a produção foram doados por empresas parceiras e a mão de obra é voluntária. A confecção está sendo realizada no laboratório de costura da instituição e a meta é produzir 70 mil máscaras.



As empresas La Moda, Ufo Way e Giassi.com doaram elásticos, tecidos e TNT. Graças a arrecadação de recursos, a campanha adquiriu mais mil metros de tecido. Já a parte da mão de obra é feita por 18 pessoas – a maioria são mulheres do bairro Cristo Redentor e arredores, as quais já foram ou continuam sendo atendidas de alguma forma pela Abadeus. O trabalho é voluntário porque as máscaras serão doadas, não comercializadas.
“Entre os cursos que a Abadeus oferece está o de Costura Industrial, por isso temos um laboratório completo de costura que reproduz o ambiente de uma fábrica de confecção. É nele que as voluntárias estão trabalhando, mas precisamos de mais pessoas dispostas a ajudar. No momento, temos 18 pessoas envolvidas, mas precisamos de, no mínimo, 30 costureiras, pois o ideal é dividir um time no turno da manhã e outro no turno da tarde”, afirma a diretora executiva da instituição, Shirlei Monteiro.



Quando prontas, as máscaras de tecido serão doadas para entidades, instituições, empresas e à comunidade em geral. Já as máscaras de TNT serão direcionadas aos profissionais de saúde. A Abadeus é responsável apenas pela confecção dos itens de proteção; a distribuição fica por conta das entidades engajadas na campanha “Juntos de Coração”.
“Já se comprovou que as máscaras podem evitar a contaminação pelo vírus, mas nem sempre as pessoas conseguem ter acesso a elas. Por isso, a iniciativa da campanha em produzi-las para a doação”, explica o presidente do Conselho Superior da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), César Smielevski, coordenador do comitê executivo das instituições promotoras da ação.



Shirlei destaca a importância de participar da campanha solidária. “Achamos muito justo, neste momento, a Abadeus participar dessa ação e colocar a sua estrutura à disposição, já que não temos nenhum curso presencial em andamento por conta da paralisação estipulada pelo Governo, os cursos estão sendo de forma online. O trabalho é voluntário, todos dando um pouco de si, e a Abadeus não poderia se ausentar nesse momento tão delicado que todos estão passando. É difícil, sim, mas, quem pode, deve colaborar de alguma forma”, pontua a diretora.


Como participar:
As pessoas que tiverem interesse e disponibilidade para participar do trabalho voluntário de confecção das máscaras podem entrar em contato direto com a Abadeus, através do telefone (48) 3462-2080. Também é possível ir até a instituição durante o horário comercial, no endereço Rua Maria Salete de Oliveira, nº 422, bairro Cristo Redentor.
A campanha “Juntos de Coração” envolve, além da Acic, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Regional Sul, Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri) e o Sebrae/SC Regional Sul. A Sociedade Maçônica Regional do Sul de SC (Somarsul), Lions e Rotary Clubes de Criciúma – entidades integrantes do Forcri, bem como a Cruz Vermelha, Associação Empresarial de Içara (ACII) e a Sicredi Sul SC também estão unidas na iniciativa.


Texto: Vanessa Amando | NBCom
Fotos: Divulgação

VOLTAR AO TOPO