Abadeus - O Amor Transforma Vidas
Abadeus estará presente no Congresso Ibero-Americano de Humanidades e Educação
24/04/2020
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus estará presente no Congresso Ibero-Americano de Humanidades e Educação

A Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, estará presente no 4º Congresso Ibero-Americano de Humanidades e Educação, evento que será realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), no próximo ano. A entidade terá como representante o seu assessor técnico-científico para a área socioambiental, professor José Carlos Virtuoso, cujo trabalho acadêmico foi aprovado para o Congresso. Inicialmente previsto para maio deste ano, o evento precisou ser transferido em razão da pandemia do novo Coronavírus. A data oficial para o Congresso que contará com a presença de pesquisadores do Brasil e de países iberos, como Espanha e Portugal, ainda será confirmada.


O trabalho de Virtuoso tem como título “Os recursos hídricos como bem comum e as dinâmicas de poder na sua apropriação, no território da bacia do rio Urussanga” e deverá ser apresentado na modalidade de comunicação oral. Trata-se de um recorte da sua tese de Doutorado defendida em 2019, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc.


O tema remete à sua participação no processo de gestão hídrica da bacia do rio Urussanga, como membro do comitê gestor representando a Abadeus. A entidade tem assento no órgão como integrante do segmento da população da bacia.


“De forma voluntária, apoio a Abadeus no desenvolvimento do projeto ‘Cristo Redentor Mais Verde’, que prevê uma série de ações socioambientais de melhoria do território do bairro onde ela está inserida. Entre as ações, está a recuperação de uma área de vegetação nativa, com impacto direto sobre os recursos hídricos”, explica o professor.


Para a diretora executiva da instituição, Shirlei Monteiro, parcerias como esta fazem a Abadeus avançar e auxiliam na qualificação de seus programas. “A parceria com o professor Zeca qualifica em muito as ações que a entidade desenvolve na área do Meio Ambiente. Externamos os nossos cumprimentos ao professor Zeca por mais essa conquista e estamos honrados em tê-lo como nosso parceiro”, finaliza Shirlei.

VOLTAR AO TOPO