Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus realiza aulas online para garantir aprendizado de mais de 300 alunos
18/06/2020
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus realiza aulas online para garantir aprendizado de mais de 300 alunos

A Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, passa por mudanças e adaptações devido à pandemia de Coronavírus. Uma delas diz respeito às aulas dos cursos e projetos desenvolvidos pela entidade. Por conta do isolamento social necessário para reduzir a transmissão do vírus e seguindo as normativas governamentais e sanitárias, as aulas presenciais na instituição foram suspensas por tempo indeterminado e foi necessário adaptá-las para o formato online, a fim de que os alunos não tenham atraso no aprendizado.


Toda a transição do presencial para o online foi realizada em dois dias, como conta a coordenadora administrativa da Abadeus, Gislaine Vieira. No começo, foram apenas vídeos que os professores e instrutores gravaram em suas casas. Depois foi feita uma adaptação para acrescentar as aulas em tempo real através do aplicativo Google Meet, o qual possibilita chamadas de voz e vídeo pelo celular ou computador.


“As aulas estão sendo realizadas por meio do Google Meet e vídeos gravados pelos professores e instrutores, que são postados na plataforma YouTube. Os professores e instrutores mantém contato constante com os alunos por meio do aplicativo WhatsApp e e-mails. Em todas as aulas é passada uma tarefa e o aluno tem um prazo para devolvê-la pronta”, explica Gislaine.


A tecnologia está sendo uma aliada neste momento atípico. Além das aulas, também estão sendo realizadas lives no Instagram da entidade (@AbadeusOficial). “A cada 15 dias, temos uma live no Instagram com contação de histórias para as crianças atendidas pelo Projeto CEI Educando para o Futuro. Além disso, semanalmente, também no Instagram, temos uma live voltada para os alunos do Programa Sinfonia de Talentos, sempre com um convidado especial falando sobre música”, relata a coordenadora.


Mais de 300 alunos atendidos


Ao todo, 20 profissionais da instituição estão envolvidos nas aulas online, entre instrutores, professores, psicólogo e pedagogas. No momento, 312 alunos estão participando das aulas; eles fazem parte dos seguintes cursos e projetos: Programa Sinfonia de Talentos, CEI Educando para o Futuro, Jovens Talentos Empreendedores II (Urussanga), Jovens Talentos – Aprendizagem e Empreendedorismo (Criciúma), Projeto Ser Empreendedor de Sonhos (Criciúma) e Jovem Aprendiz (Criciúma, Içara, Forquilhinha e Urussanga).


“Infelizmente, alguns estudantes não têm acesso à Internet. A solução encontrada foi solicitar que, a cada semana, o pai, mãe ou responsável pelo aluno venha até a Abadeus buscar as atividades. Estamos tomando todos os cuidados e tendo a proteção necessária para que isso ocorra da melhor forma”, salienta Gislaine ao acrescentar que “nesse período de pandemia, conseguimos colocar 11 adolescentes e jovens no primeiro emprego como Jovem Aprendiz, e mais dois estagiários”.


Além das aulas, outras diversas atividades presenciais foram suspensas por conta do Coronavírus. Localizada no bairro Cristo Redentor, a sede da entidade está aberta apenas para os serviços administrativos internos e o atendimento de pessoas para doação de alimentos e materiais de higiene e limpeza, além da confecção de máscaras de tecido para doação no laboratório de costura.


Texto: Vanessa Amando | NBCom


Fotos: Divulgação

VOLTAR AO TOPO