Abadeus - O Amor Transforma Vidas
Abadeus forma adolescentes de Urussanga através do Projeto Jovens Talentos Empreendedores II
27/07/2020
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus forma adolescentes de Urussanga através do Projeto Jovens Talentos Empreendedores II

Focada no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens e adultos, a Associação Beneficente Abadeus capacitou e formou uma turma de adolescentes no Projeto Jovens Talentos Empreendedores II. A formatura foi realizada de modo on-line e ocorreu na tarde dessa segunda-feira, dia 27. Com idade de 14 a 18 anos, os 12 recém-formados são do município de Urussanga, onde o curso foi realizado.


Na verdade, o projeto iniciou em 2019 e as aulas eram realizadas de forma presencial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Urussanga. No entanto, por conta da pandemia de Coronavírus, foi necessário implantar algumas adaptações e o curso passou a acontecer por meio de aulas virtuais, como explica a coordenadora administrativa da Abadeus, Gislaine Vieira.


“No município de Urussanga, o projeto começou a ser realizado em abril de 2019, ano em que foram atendidos 79 adolescentes. Em 2020, o curso iniciou de forma presencial, mas, em função da pandemia, as aulas foram transferidas para a forma on-line, com atendimento de 18 adolescentes, sendo que 12 fizeram a formatura, o que dá um total de 97 adolescentes atendidos em Urussanga no período de abril de 2019 a julho de 2020”, destaca.


A formatura de hoje foi realizada através da plataforma Google Meet e contou com os rituais de uma cerimônia presencial. Além dos formandos e profissionais da Abadeus, alguns parceiros do projeto também participaram do cerimonial, como o analista de Recursos Humanos (RH) da Ceusa Revestimentos Cerâmicos, Wagner Zacaron.


“Foi uma experiência diferente, eu nunca havia participado, mas achei bacana. Acredito que, dentro do cenário atual, foi possível, mesmo à distância, cumprir todos os ritos, inclusive com música, o que não tornou o momento menos valioso do que se fosse presencial. Parabéns a Abadeus pela forma de condução dos trabalhos que têm realizado, mesmo à distância ou on-line”, comenta.


Os certificados de conclusão do curso estarão disponíveis para retirada pelos alunos ou responsáveis no CRAS de Urussanga a partir desta quarta-feira, dia 29 de julho. Para a entrega, os profissionais envolvidos estão tomando os devidos cuidados e seguindo os protocolos necessários para conter a proliferação do vírus. Inclusive, o aluno ou responsável deve fazer uso de máscara quando for buscar o documento.


O que é o Projeto Jovens Talentos Empreendedores II


O projeto tem o objetivo de oportunizar oficinas de desenvolvimento pessoal, profissional e empreendedorismo para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com base em suas habilidades e competências e focado na iniciação profissional dos participantes. O curso tem duração aproximada de dois meses e é realizado por meio de dois encontros semanais com duração de quatro horas cada.


Neste momento de pandemia, o Projeto Jovens Talentos Empreendedores II está sendo desenvolvido de forma on-line, com acompanhamento dos professores e instrutores em sala virtual. O contato com os estudantes também ocorre via WhatsApp e são postadas videoaulas no YouTube. A próxima turma será iniciada no dia 3 de agosto deste ano, também no formato on-line. Inscrições podem ser feitas diretamente no CRAS de Urussanga ou pelo link https://bussolasocial.com.br/abadeus/inscricoes/login.


“Atualmente, muitas pessoas estão entrando no mercado de trabalho por meio da inovação, tirando suas ideias do papel e colocando-as em prática para criar sua própria empresa. Hoje, o empreendedorismo é uma forma de ampliar o potencial de transformação e mudança, abrangendo as funções, atividades e ações relacionadas com a criação de novas perspectivas de vida e oportunidades pessoais, profissionais e de geração de negócios. Considerando os fatores externos, pessoais, ambientais e sociais, possibilitando o início de um processo criativo para gerar soluções, oportunidades e promover senso de propósito, significado e motivação”, ressalta Gislaine.


O Projeto Jovens Talentos Empreendedores II – Urussanga é realizado com a parceria da Prefeitura de Urussanga, Secretaria de Assistência Social de Urussanga, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ceusa Revestimentos Cerâmicos e Uniasselvi – responsável pelo desenvolvimento do material didático para o programa.


Texto: Vanessa Amando | NBCom


Fotos: Divulgação

VOLTAR AO TOPO