Abadeus - O Amor Que Transforma
Obras do Centro de Inovação Social da Abadeus estão em fase de conclusão
01/02/2021
O QUE VOCÊ PROCURA?
Obras do Centro de Inovação Social da Abadeus estão em fase de conclusão

Promover a cultura inovadora e empreendedora através da capacitação e conexão de pessoas ao conhecimento, pensamento criativo e ao futuro para a geração de valor e oportunidades. Esses são apenas alguns dos objetivos do Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa), cujas obras estão em fase de conclusão e a inauguração está prevista para o primeiro semestre deste ano.


Com investimento inicial público e privado de cerca de R$ 500 mil, o espaço está localizado na sede da entidade, no bairro Cristo Redentor, em Criciúma. São aproximadamente 300 metros quadrados com capacidade diária de atendimento para mais de 450 pessoas. No local estarão disponíveis diversos ambientes que devem proporcionar o desenvolvimento, colaboração, criatividade e inovação para pessoas de diferentes idades e realidades.


“Teremos espaços inspiradores, vibrantes, com produções de conteúdos relevantes para impulsionar a inovação por meio da colaboração e trabalho em equipe. O propósito é construir um mundo radicalmente melhor, sustentável, mais justo e feliz, ou seja, o foco do Cisa está no impacto social e na sustentabilidade, na geração de oportunidades para o desenvolvimento humano de forma plena”, destaca a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.


Ela também explica que o intuito é contribuir para criar uma cultura de inovação e integrar o ecossistema inovador na região de Criciúma. “É importante ressaltar que o Cisa vai formar público para o Centro de Inovação de Criciúma. Queremos trazer o futuro para o presente e responder às demandas sociais com investimento direto na capacitação para o empreendedorismo e o protagonismo das pessoas, adequando o perfil dos atendidos para as novas tendências e profissões do século 21”, pontua Shirlei.


Impacto social e econômico para Criciúma e região


A Abadeus vem trabalhando no Cisa desde o fim de 2019 e ele pode ser considerado o primeiro Centro de Inovação Social do estado de Santa Catarina. A princípio, os eixos de atuação serão tecnologia e informação, gestão de negócios, desenvolvimento pessoal e profissional, marketing, administração e capacitação para o empreendedorismo.


Quando pronto, o espaço atenderá crianças, adolescentes, jovens e adultos de Criciúma e região, prioritariamente alunos da rede pública de ensino e empreendedores informais. O impacto social e econômico previsto é a redução das desigualdades sociais, qualificação de mão de obra, acesso à educação, entre outros, com apoio e desenvolvimento de soluções sociais, econômicas e sustentáveis.


“Para termos uma resposta dos Centros de Inovação e Tecnologia que a cidade e o estado estão propondo, precisamos fortalecer, na verdade, estruturar essa base com o nosso público, que é a grande massa da base da pirâmide social. Precisamos usar a educação, o desenvolvimento humano para fazer o rompimento da exclusão para a linha de inclusão. Queremos romper essa linha de vulnerabilidade para que as pessoas se emancipem, que tenham suas vidas ressignificadas e sejam protagonistas de suas histórias”, finaliza Shirlei.


Texto: Vanessa Amando | NBCom

VOLTAR AO TOPO