Abadeus - O Amor Que Transforma
CISA: Centro de Inovação Social Abadeus terá cerimônia on-line de inauguração
20/04/2021
O QUE VOCÊ PROCURA?
CISA: Centro de Inovação Social Abadeus terá cerimônia on-line de inauguração

Um dos projetos mais importantes e aguardados pela Associação Beneficente Abadeus já ganhou forma e está prestes a ser apresentado para toda a sociedade. É o Centro de Inovação Social Abadeus (CISA), cuja inauguração on-line está marcada para o dia 27 de abril. O espaço tem como objetivo promover a cultura da inovação e do empreendedorismo através da capacitação e conexão de pessoas ao conhecimento, pensamento criativo e ao futuro, gerando impacto social, valores e oportunidades.


“É uma data muito significativa porque é o mês de aniversário da Abadeus. Quando a entidade completa 61 anos, ela entrega à sociedade e ao seu público algo tão relevante e inovador que insere a instituição no ecossistema de inovação de Criciúma e de Santa Catarina”, destaca a diretora executiva da entidade, Shirlei Monteiro.


O CISA é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos de Criciúma e região, prioritariamente alunos da rede pública de ensino e empreendedores informais, os quais são o público-alvo da Abadeus. O intuito é capacitar e formar essas pessoas que buscam a inserção no mundo do trabalho, especialmente através do primeiro emprego e do empreendedorismo.


“O início das atividades do CISA vai caracterizar uma mudança radical na Abadeus, no sentido de que ela passará a ser uma instituição de inovação social. Isso agrega muito valor ao serviço prestado e atende as demandas do nosso público que precisa ser inserido no mundo do trabalho com muita qualidade e perspectiva de competir por essas vagas no cenário do século 21”, pontua Shirlei.


Primeiras atividades


O foco do CISA está no impacto social, na sustentabilidade e na geração de oportunidades para o desenvolvimento humano de forma plena. Para isso, os trabalhos serão direcionados a fim de impulsionar a inovação por meio da colaboração e do trabalho em equipe, proporcionando capacitação para o empreendedorismo e o protagonismo das pessoas, o que adequará o perfil do público atendido para as novas tendências e profissões do século 21.


Os eixos de atuação iniciais serão tecnologia e informação, gestão de negócios, desenvolvimento pessoal e profissional, marketing, administração e capacitação para o empreendedorismo. Essas diretrizes são baseadas nas necessidades da Indústria 4.0 e no mundo do trabalho atual.


“Os primeiros trabalhos realizados no CISA serão com os jovens de 14 anos que vão fazer o curso Jovens Talentos Empreendedores. Ele faz parte da trilha de aprendizagem do CISA e possibilita a participação nos laboratórios de educação tecnológica, a parte do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, inclusive, o desenvolvimento da inteligência empreendedora desses jovens”, adianta a diretora.


O impacto social e econômico previsto através das atividades no CISA é a redução das desigualdades sociais, qualificação da mão de obra, acesso à educação, entre outros, com apoio e desenvolvimento de soluções sociais, econômicas e sustentáveis.


“Vamos trabalhar com o nosso público uma visão de crescimento e protagonismo, para que sejam líderes de equipe, que transformem suas realidades, sejam proativos e muito importante: que sejam empreendedores de seus destinos. Esse é um dos diferenciais do CISA, queremos romper com as vulnerabilidades e a exclusão social. É por conta dessa exclusão que as pessoas ficam fora do mundo do trabalho ou acessam de forma prejudicada, mas o público preparado pelo CISA vai poder romper com a exclusão social e ser cidadãos que exercem a sua cidadania de forma plena”, pontua Shirlei.


Evento on-line de inauguração


A inauguração do CISA será no próximo dia 27, às 9 horas. Devido à pandemia, a apresentação será em formato 100% on-line, com a presença virtual da equipe Abadeus, representantes das instituições parceiras do projeto e convidados. O público em geral também poderá assistir a cerimônia através de uma live no YouTube pelo link (187) ABADEUS - Associação Beneficente - YouTube ou, ainda, pelas redes sociais: @cisa.abadeus.


Com investimento inicial público e privado de cerca de R$ 500 mil, o espaço está localizado na sede da Abadeus, no bairro Cristo Redentor, em Criciúma. São aproximadamente 300 metros quadrados com capacidade diária de atendimento para mais de 450 pessoas. No local estarão disponíveis diversos ambientes que devem proporcionar o desenvolvimento, colaboração, criatividade e inovação para pessoas de diferentes idades e realidades.


Texto: Vanessa Amando | NBCom


Fotos: Divulgação

VOLTAR AO TOPO