Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus impulsiona empreendedorismo local com novo projeto junto à Fapesc
15/02/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus impulsiona empreendedorismo local com novo projeto junto à Fapesc

A Associação Beneficente Abadeus teve o projeto “Comunidades Empreendedoras e Inovadoras” aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O programa foi um dos 20 contemplados no estado em 2021 e recebeu recurso de R$ 99.730,00. A proposta é aplicar esse montante para criar e desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades atendidas pela entidade.  


“Esse projeto ratifica o reconhecimento da Abadeus como uma instituição de inovação social pela Fapesc, e nos permite, por meio do Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa), cumprir o propósito de difundir a cultura de empreendedorismo e inovação junto ao público atendido, propondo soluções com foco nos pequenos negócios, capacitando empreendedores locais nas comunidades e dando suporte para o crescimento dos negócios”, comenta a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.  


Em 2021, a Fapesc beneficiou 20 projetos por meio do edital de fomento às ações de ativação dos ecossistemas regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e de desenvolvimento à cultura de empreendedorismo e inovação nas diversas regiões de Santa Catarina. Entre eles, está o Comunidades Empreendedoras e Inovadoras, da Abadeus.  


 “Queremos que os projetos conectem esses habitats de inovação com os centros de inovação e com as entidades que fazem parte desse ecossistema. O nosso objetivo é trazer cada vez mais empreendedores para dentro deste ecossistema, gerar oportunidades, gerar discussão, aproximação e novas conexões”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. 


 


Comunidades Empreendedoras e Inovadoras 


O foco do projeto da Abadeus é criar e desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades atendidas, gerando impacto social, empoderamento dos cidadãos com foco na construção de comunidades sustentáveis, promovendo a transformação social e impulsionando a integração do ecossistema de inovação e empreendedorismo local. 


Na prática, serão selecionados 10 negócios que se enquadrem como microempreendedor individual (MEI) ou microempresa (ME), para apoiar o crescimento, por intermédio de programa de aceleração. Além disso, mais cinco ideias inovadoras de negócios devem ser apoiadas, desde a construção do modelo, entrada no mercado até a formalização. 


“Dentro dessa jornada, os negócios terão acesso a capacitações sobre diversos temas que envolvem o autodesenvolvimento do empreendedor, finanças, marketing e vendas, além de consultorias individuais com especialistas que irão ajudar os empreendedores nos desafios do negócio. Eles ainda vão contar com rodada de negócios, feira de empreendedorismo, aproximação com lideranças empresariais e com o ecossistema de inovação local”, revela o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Jung Canever. 


 


Como participar?  


Aqueles interessados em participar do projeto devem ler o edital e se inscrever por meio do link a seguir: https://bit.ly/3sTKLMw 


As inscrições vão até o final de fevereiro. Todas dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: gestordeinovacao@abadeus.com.br ou em contato com o gestor de inovação pelo telefone (48) 99816-7043.  


Os candidatos aprovados no projeto vão receber um calendário com a programação das aulas (presenciais e à distância). Essa etapa está programada para ocorrer entre março e junho, duas vezes na semana no período da noite.  


As aulas presenciais vão acontecer na Abadeus, no Cisa. Já no EAD, os participantes poderão acessar de casa ou ir até a instituição para usar os computadores. Além disso, as consultorias serão agendadas individualmente com cada negócio, com foco nas principais dificuldades.


 


Texto: Richard Vieira/Partner NZBT Comunicação

VOLTAR AO TOPO