Abadeus - O Amor Que Transforma
I Fórum Internacional de Inovação Social promove reflexão sobre inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida
27/04/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
I Fórum Internacional de Inovação Social promove reflexão sobre inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida

Quando a professora e pesquisadora japonesa Yoko Ishikura criou o conceito de Sociedade 5.0 e o apresentou ao mundo, a ideia era de que a tecnologia poderia ajudar a construir um mundo menos excludente, com base em valores como inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida. Temas que foram amplamente debatidos no I Fórum Internacional de Inovação Social, realizado nesta terça-feira (26), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).



O evento reuniu um público qualificado, com representantes do poder público, classe empresarial, universidades, centros de ensino, judiciário, profissionais de RH, imprensa e comunidade em geral. Cerca de 200 pessoas prestigiaram seis horas de conteúdo apresentados em diferentes formatos: painel, cases nacionais e internacionais, além de palestra.



“É um dia histórico para o movimento de inovação catarinense. A Abadeus está de parabéns por reunir os atores do ecossistema, debater a temática, apresentar cases e provocar soluções conjuntas entre as diferentes esferas da sociedade civil organizada. Para nós do governo do Estado é uma grata satisfação estar presente e fazer parte desta iniciativa”, elogiou o diretor de inovação, ciência e tecnologia do Governo de SC, Moris Kohl, que integrou painel sobre inovação ao lado do diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, e do diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki.



Os cases internacionais de Cascais, em Portugal, e Medellín, na Colômbia, surpreenderam os presentes e demonstraram que o investimento em inovação social impacta diretamente o desenvolvimento econômico local e regional. O case de Portugal, Fábrica do Empreendedor, é um espaço de apoio nas áreas do emprego, formação/qualificação, criação de negócios, promoção de competências empreendedoras, entre outras. Já o da Colômbia transformou a cidade antes famosa pelos carteis e tráfico de drogas na chamada Vale do Software, iniciativa que leva tecnologia, habilidades e talentos para os bairros de Medellín.



“Cumprimentamos a ousadia da Abadeus em realizar este primeiro Fórum Internacional de Inovação Social. A Acic, tendo seu DNA no associativismo, defende a colaboração, a cocriação e a cooperação e, é neste sentido, que apoiamos esta importante iniciativa”, afirmou a diretora executiva da Acic, Julita Volpato, ao representar o presidente Valcir Zanette.



Vinícius Aguiar, da Fundação Lemann, apresentou dados relevantes sobre negócios de impacto e a importância deles no contexto da inovação social. Deu uma verdadeira aula para os que desejam empreender em negócios sociais, com ênfase em mecanismos e formas para captação de recursos.



Já o palestrante principal, Fábio Deboni, entusiasta e referência em inovação social no Brasil, trouxe a provocação do contexto de inovação social e o histórico sobre inovação, pontuando em que momento o social entrou na expressão. Demonstrou ainda como a inovação social se materializa para os vários setores e como a sociedade civil tira proveito da relação da inovação com o mercado, com as empresas, um fenômeno crescente no país.


 
“O setor privado era até pouco tempo atrás um setor pouco relevante na agenda socioambiental, de algumas décadas para cá é impensável imaginar qualquer projeto nessa área que não tenha as empresas participando. Para isso, precisamos refletir como vamos nos relacionar com o setor privado, como sociedade de modo geral, quem é esse setor privado, segmentar essas empresas, para a partir daí traçar formas assertivas de aproximação”, comentou o engenheiro agrônomo e diretor do programa CAL-PSE, da Aliança pela Biodiversidade/CIAT e membro do Conselho do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (Funbea).

Protocolo de apoio em prol da Inovação Social em SC



Durante todo o evento, os presentes puderam registrar suas assinaturas no Protocolo de Apoio em prol da Inovação Social em Santa Catarina. O documento tem como objetivo trabalhar em conjunto no processo de criar, apoiar e implementar novas soluções para necessidades e problemas sociais, dissolvendo fronteiras e intermediando o diálogo entre os setores público, privado e o terceiro setor.



“Precisamos quebrar esse paradigma de que o filho do pobre sempre será pobre. Cabe a nós do poder público, com o apoio da sociedade, pensarmos formas para igualar essas crianças e jovens na arrancada. Nosso governo investe cerca de 60% da receita em educação e ações sociais. O projeto Educando para o Futuro é um exemplo, com atividades voltadas à preparação dos alunos da rede municipal ao novo mundo do trabalho, com aulas de robótica, empreendedorismo, criatividade e inovação”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Objetivo cumprido



O Fórum de Inovação Social foi organizado pela Abadeus para celebrar os 62 anos da entidade e o primeiro ano de atuação do Centro de Inovação Social (Cisa), projeto pioneiro em Santa Catarina.


 
“Nossos objetivos com o evento foram cumpridos. Conseguimos colocar em pauta na região e no estado este tema tão relevante, trocar experiências, quebrar paradigmas em relação ao Terceiro Setor, mas acima de tudo demonstrar, com cases reais, que a inclusão pode potencializar mudança e desenvolvimento socioeconômico. Queremos agradecer em especial aos apoiadores e patrocinadores, que tornaram a iniciativa possível”, agradeceu a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.


Segundo Fórum pode acontecer em Florianópolis



Com forte repercussão estadual, o evento já tem uma segunda edição garantida e, se depender do prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, o evento será realizado na capital do estado.



“Esse é um tema muito caro para as cidades hoje em dia e para todos que vivem em sociedade. Meu convite é que para no ano que vem vocês possam avaliar a possibilidade de realizar o segundo Fórum Internacional de Inovação Social aqui, em Florianópolis, como nossos convidados, para que possamos discutir políticas públicas, formas de se fazer inovação social, e como a gente impacta positivamente a vida das pessoas”, pontuou Neto.

Apoiadores



O primeiro Fórum Internacional de Inovação Social, promovido pela Abadeus, contou com o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Acic, Associação Brasileira de Recursos Humanos de Criciúma (ABRH) e Rede Catarinense de Centros de Inovação. Além disso, recebeu o patrocínio da Canguru, Imbralit, Prefeitura de Criciúma, Sicredi, Cristal Copos, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Satc, Unesc e Unisul.


 


 


 


Fotos: Marciano Alves/Abadeus

VOLTAR AO TOPO