Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus Centro de Inovação Social recebe selo de impacto positivo na América Latina
19/12/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus Centro de Inovação Social recebe selo de impacto positivo na América Latina

Selo ilmpact reconhece negócios alinhados com a solução ou mitigação de problemas socioambientais     


A Abadeus Centro de Inovação Social (Cisa) foi premiada com o Selo iImpact 2022. A certificação, concedida pela Innovation Latam e Fundação Dom Cabral, tem o objetivo de reconhecer empresas, startups e entidades que causam impacto socioambiental positivo na América Latina. De 1.209 inscritos, apenas 151 foram considerados aptos a receber o selo.


A avaliação foi realizada em duas etapas. Na primeira, foi necessário preencher um formulário com questões sobre características e perfil do negócio, desafios enfrentados e contribuição de seus produtos e serviços para solucionar problemas socioambientais.


Na segunda etapa, os classificados precisaram compartilhar informações qualitativas e quantitativas dos produtos oferecidos e das transformações sociais diretas e indiretas promovidas por seu negócio. Ao fim, pelo menos três jurados, de diferentes áreas de atuação no mercado, analisaram cada empresa e deram uma nota recomendando ou não a certificação.


“O selo traz um reconhecimento internacional e posiciona a Abadeus como uma instituição de inovação social na América Latina. Além disso, ele ratifica a prática inovadora de trabalhar pela transformação social, sintonizada com diretrizes internacionais para o desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades com compromisso socioambiental”, destaca a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.


Em 2021, a Abadeus tornou-se um Centro de Inovação Social, com o objetivo de democratizar o acesso à inovação, promovendo a cultura empreendedora, inovadora e digital, além de trabalhar para desenvolver habilidades comportamentais e de comunicação do público atendido.


Segundo a diretora, a mudança surgiu para atender a necessidade da sociedade de reduzir as desigualdades no mundo, finalidade para a qual, conforme ela, há um esforço coletivo guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


O gestor de inovação da Abadeus, Maicon Canever, afirma que 2022 foi um ano de desafios e resultados expressivos, com a ampliação da atuação do Cisa em projetos que promovem impacto social. Para ele, a conquista “coroa” e finaliza o ano com o sentimento de que o Centro de Inovação tem um caminho promissor pela frente.


“Esse reconhecimento nos enche de entusiasmo. Nos motiva a continuar trabalhando em prol da redução das desigualdades regionais no acesso à inovação, ao conhecimento tecnológico e digital, a inclusão produtiva e social, nos posicionando como protagonistas no desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis”, ressalta o gestor.


O processo de certificação teve ainda como base os 17 ODSs e as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ASG) de um negócio. Nessa terceira edição do selo, 1.209 startups de 25 países – inclusive de fora da América Latina – se inscreveram, e 151 conquistaram o selo.


“Estamos gratos a todos os parceiros que acreditam no propósito da Abadeus de melhorar o mundo, e somos cientes de nossa responsabilidade de seguir inovando em nossas práticas para um desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável”, complementa Shirlei.

VOLTAR AO TOPO