Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus participa da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
25/11/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus participa da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Três alunos do Programa Jovem Aprendiz estiveram presentes no evento, promovido em Forquilhinha


Três alunos da Programa Jovem Aprendiz da Abadeus, de Forquilhinha, participaram da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA), realizada na quarta-feira (23). A iniciativa, convocada pelo Governo Federal, teve a primeira edição lançada em 1995. Todos os temas já tratados refletem nas condições e conjunturas relacionadas às crianças e aos adolescentes, trazendo uma análise das políticas públicas e proposição de ações. O evento é promovido nas esferas municipal, estadual e distrital.


A 12ª CNDCA, promovida na Casa Mãe Helena, em Forquilhinha, aconteceu com o intuito de coletar propostas e opiniões a respeito do tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.


Durante a conferência, foram trabalhadas três etapas de discussões com os participantes: a proposição de ações de prevenção, promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como de políticas públicas para proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 na vida das crianças e adolescentes, além de restituição dos direitos pós-pandemia.


Para a diretora executiva da Abadeus, Shrilei Monteiro, a oportunidade representa a inserção do protagonismo das crianças e adolescentes. “Os alunos que participaram e nos representaram são do Programa Jovem Aprendiz. Antes de estarem presente na conferência, de nível nacional, eles estudaram com os professores os eixos que seriam discutidos no dia, para ter uma base de preparo”, disse.


“A participação dos nossos jovens nesta conferência foi de extrema relevância pois oportunizou a eles, um grande momento de inclusão social, o conhecimento das políticas públicas e a possibilidade de atuarem como protagonistas em propostas e novas construções em relação aos direitos da criança e adolescentes”, acrescentou a assistente social da Abadeus, Gabriela Santiago Dorcinio.


Eixos temáticos tratados na conferência


1- Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandêmico;


2 – Enfrentamento das violações e vulnerabilidade resultantes da pandemia de Covid-19;


3 – Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos durante a pandemia e pós pandemia;


4 – Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de criança e adolescentes considerando o cenário pandêmico;


5 – Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós pandemia de Covid-19.


Sobre as Conferências Nacionais da Criança e do Adolescente


As Conferências Nacionais da Criança e do Adolescente, enquanto espaço de participação no ciclo de políticas públicas, possibilitaram a discussão de temas e a elaboração de políticas para a infância e adolescência.


“É uma oportunidade muito boa para estar inserida no sistema de educação e nas decisões do sistema federal. Se a educação é para nós, é bom que estejamos incluídos nas conversações. Temos que estar de acordo, pois iremos aproveitar esses recursos a longo prazo”, declarou uma das alunas da Abadeus que participou da 12ª CNDCA, Victória da Rosa Falcão.


Ao todo, no país, já foram realizadas 11 Conferências Nacionais, sendo a primeira realizada há 27 anos, com o tema “Implantando o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

VOLTAR AO TOPO