Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus integra missão em Portugal com empresários, gestores públicos e instituições de ensino
23/03/2023
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus integra missão em Portugal com empresários, gestores públicos e instituições de ensino

Objetivo é trazer para o Sul catarinense iniciativas que promovam desenvolvimento inovador


O Centro de Inovação Social Abadeus está em Portugal buscando iniciativas que incentivem a cultura inovadora no Sul catarinense. A entidade está representada por sua diretora-executiva, Shirlei Monteiro, numa comitiva criciumense em Lisboa. O grupo tem, desde segunda-feira (20), visitado empresas e órgãos públicos no país.


A equipe, que possui 20 membros, é integrada também por gestores públicos e representantes da iniciativa privada e de instituições de ensino superior. “São múltiplas visões e experiências que podem resultar em ações sinérgicas para além da nossa prática, que nos inspire a fazer mais e melhor o que já fazemos hoje”, destaca Shirlei.


A agenda de compromissos tem duração de seis dias. A lista já contemplou variados locais como a Câmara de Cascais, cidade reconhecida pelo seu desenvolvimento sustentável; o Hub Criativo do Beato, um centro de inovação localizado numa antiga área fabril de Lisboa; o FabLab, um espaço de fabricação digital e prototipagem; entre outras empresas e instituições.


Shirlei destaca que o país foi uma inspiração para a reformulação da Abadeus, em 2021, quando a entidade se tornou um Centro de Inovação Social. “Portugal vive um boom de desenvolvimento, e essa é uma importante chance de identificarmos oportunidades e estabelecer conexões que contribuam com nosso propósito de democratizar o acesso à cultura de inovação e de empreendedorismo em Criciúma”, afirma a diretora.


A manhã desta quinta-feira (23) foi o momento de conhecer um pouco da Universidade Nova de Lisboa, que possui seu próprio centro de digital business e tecnologia. Já nesta sexta (24), a comitiva visitará a chamada Cidade do Conhecimento, a Taguspark. Trata-se do maior parque científico e tecnológico de Portugal, localizado no município de Oeiras, e que reúne empresas, universidade e centros de investigação num só ecossistema de trabalho.


O Roteiro de Inovação é uma correalização entre Alfa Comunicação e Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.

VOLTAR AO TOPO