Os alunos do Centro de Inovação Social ABADEUS experimentaram as aulas em um ambiente diferente na última semana. Os jovens, de 14 a 22 anos, visitaram o Startup Summit 2023, em Florianópolis, para participar do Programa Comunidade Empreendedora.
O objetivo do projeto é disseminar a cultura empreendedora entre os jovens catarinenses de comunidades em situação de vulnerabilidade e incentivar projetos sociais. O grupo se juntou a mais de 100 alunos de outras instituições durante o dia de aprendizado.
“Temos inovação e criatividade como partes integrantes do nosso conteúdo e da nossa prática na ABADEUS. Levar os nossos jovens a um evento de startups significa proporcionar a eles a vivência além daquilo que já trabalhamos dentro da sala de aula”, salientou a gestora pedagógica da organização, Rodicélia Felipe.
Conexão do aprendizado em sala de aula com a realidade
O intuito de levar os jovens ao Startup Summit é aproximá-los do ecossistema de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina. Um dos principais objetivos da ABADEUS é tornar palpável aquilo que é trabalhado no dia a dia em sala de aula e conectando com a realidade.
“Quando eles vêm a um evento dessa magnitude, conseguem entender que isso acontece no dia a dia, que não é algo fora do mundo deles. Isso é importante porque torna a discussão algo real. No evento, eles viram mais de mil startups apresentando seus modelos de negócio e ideias, validando o que aprendem nas aulas e tentando colocar suas ideias em prática”, frisou o gestor de inovação da ABADEUS, Maicon Canever.
Para Rodicélia, a experiência contribuirá muito para o aprendizado dos jovens e para as escolhas que farão no futuro. O Startup Summit está alinhado com os objetivos da ABADEUS, além da prática pedagógica e da abordagem educacional da instituição.
“Buscamos uma educação que leva o nosso jovem cada vez mais próximo à nossa realidade do mundo do trabalho. Assim, levamos o ambiente de trabalho para a sala de aula e levamos os nossos jovens para vivenciar a realidade profissional”, completou a gestora.
Parceria com o Sebrae/SC gera oportunidades na área de trabalho
O Startup Summit é promovido pelo Sebrae/SC e oportunizou, a 200 estudantes do estado, o Programa Comunidade Empreendedora. Durante o dia, o projeto disponibilizou a eles acesso a informações, tecnologias e oportunidades de geração de renda, além de transformação de realidades e empreendedorismo.
“A visita só foi possível pela parceria que temos com o Sebrae. A gente sabe que tem um custo para participar, mas o transporte, a alimentação dos alunos e os ingressos foram disponibilizados pela entidade, que tem trabalhado cada vez mais com esse olhar para as comunidades vulneráveis, apoiando iniciativas como a da ABADEUS”, concluiu o gestor de inovação.
Desde 2021, o Sebrae/SC e a ABADEUS trabalham em conjunto por meio de diversas ações em prol do empreendedorismo em Criciúma. Dentre elas, proporcionar que os jovens e adolescentes conheçam eventos de empreendedorismo, como o Startup Summit. Há dois anos, a parceria proporciona essa visita aos alunos.
---
NZBT Comunicação
Assessoria de Imprensa ABADEUS Centro de Inovação Social
Texto: Giovana Bordignon | Partner NZBT
Fotos: Divulgação