Abadeus - O Amor Que Transforma
Oportunidade e esperança: ABADEUS marca três gerações da família Schenaider
30/10/2023
O QUE VOCÊ PROCURA?
Oportunidade e esperança: ABADEUS marca três gerações da família Schenaider

A ABADEUS Centro de Inovação Social desempenha um papel influente e vital em Criciúma, estabelecendo um legado sólido ao longo das gerações. Sua presença é marcada pela profissionalização de famílias e construção de uma herança educacional significativa. Um exemplo é a trajetória da família Schenaider, cujas três gerações puderam se educar e desenvolver através dos diversos cursos e apoio da instituição.


O gaúcho Nelson Schenaider chegou do Rio Grande do Sul, em Criciúma, há cerca de 20 anos. Logo de cara, ao procurar uma creche, foi a Abadeus que lhe deu suporte. Desde então, seus filhos e netos seguiram seus passos. A instituição não apenas proporcionou uma educação gratuita e de qualidade, mas também cultivou valores que foram transmitidos ao longo dessas três gerações.


“Foi uma época difícil, nem existia creche nessa região. Eu e minha ex-esposa precisávamos trabalhar, tínhamos um casal de filhos. Meu piá mais novo, Enzo, tinha três anos, nós conseguimos uma vaga na creche da Abadeus e ele ficou até os cinco, seis anos”, conta Nelson. Então, iniciou-se o ciclo da família Schenaider na Abadeus.


Filhos que deixam herança e orgulho


A filha mais velha também frequentava cursos na ABADEUS desde nova. Atualmente, ela faleceu, mas deixou um pai orgulhoso e dois filhos que seguem o exemplo da mãe. “Minha menina começou a fazer curso de costura aos 14 anos. Ela se transformou em uma baita costureira, sabia fazer de tudo. Realizou cursos de informática, administração... era muito inteligente”, relembra Nelson, emocionado.


O segundo filho, Enzo, seguiu o ramo artístico. Na Abadeus/CISA, ele frequentava as aulas instrumentais. “Ele fez vários cursos, de informática, aula de teclado, piano, saxofone... tudo quanto é tipo de música! Teve um tempo em que ele chegava em casa do colégio e ia para o curso na Abadeus à tarde. Enzo se tornou um baita artista, um grande homem”, conta o pai, orgulhoso.


Além disso, recentemente, os dois netos, Alan e Emily, tiveram a oportunidade de trilhar os caminhos já percorridos por sua mãe e tio. O mais velho optou por se dedicar à área de administração, participando do programa Ser Empreendedor dos Sonhos, além de aulas de contrabaixo. Enquanto a irmã mais nova escolheu embarcar na jornada de aprendizado do violino.


Aos 63 anos, chegou a vez de Nelson


Recém-casado com a técnica de enfermagem Zenir, Nelson caiu de paraquedas em um curso de informática aos 63 anos. A esposa precisava se especializar na área e convenceu o marido a acompanhá-la. Mesmo sentindo que tinha passado da idade, Nelson fez a matrícula na turma, que aceita alunos de todas as faixas etárias.


No segundo semestre de 2023, formado, o casal recebeu seu diploma em Informática. “Eles expressaram gratidão à Abadeus por oferecer a oportunidade. Isso é muito valorizado. Além disso, a preocupação da Abadeus em encaminhar os alunos é notável. É claro que o pessoal mais jovem aprende mais rápido, porém com bastante prática, ficou evidente o quanto conseguiram aprender”, relata o instrutor de Informática, Rafael Alves André.


Durante a cerimônia de formatura, o discurso emocionado de Nelson comoveu a todos. A diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, presenciou o momento. “Foi muito emocionante o depoimento deles, porque não foi algo solicitado, foi muito espontâneo mesmo. Ele disse, emocionado, que a família dele, desde os filhos até os netos, passou e foi profissionalizada pela Abadeus”, destaca.


Impacto gerado nas famílias criciumenses


A família de Nelson é apenas uma das impactadas pelo poder de transformação da Abadeus. No ambiente, as pessoas têm a oportunidade de acessar um curso profissionalizante de qualidade e sem custos, o que faz toda a diferença.


“A gente começa a colher os frutos de uma história de trabalho direcionado para desenvolvimento de comunidades, mas, mais especificamente, o fortalecimento e o desenvolvimento das famílias, com o objetivo da inclusão”, frisa Shirlei. Nelson completou. “Aquilo ali não dá para deixar cair, nem morrer. Tem que ir renovando cada vez mais. A ABADEUS vale a pena!”, conclui o pai.


---


NZBT Comunicação


Assessoria de Imprensa Abadeus Projetos Sociais


Texto: Giovana Bordignon | Partner NZBT
Foto: Eimi Elen Pellizzari | ABADEUS Centro de Inovação Social

VOLTAR AO TOPO