Abadeus - O Amor Que Transforma
Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus acende reflexões sobre o desenvolvimento pautado na inclusão
23/04/2024
O QUE VOCÊ PROCURA?
Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus acende reflexões sobre o desenvolvimento pautado na inclusão

Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus acende reflexões sobre o desenvolvimento pautado na inclusão



Abertura oficial do evento contou com participações de nível nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Sebrae Nacional
 
Lideranças dos mais diversos setores de toda a região estiveram reunidos na noite desta terça-feira (23/04) para a abertura do Fórum Internacional de Inovação Social promovido pela Abadeus Centro de Inovação Social. Em mais um capítulo histórico para o desenvolvimento socioeconômico do Sul de Santa Catarina, a noite foi de compartilhamento de conhecimento.

Com as presenças representativas em âmbito nacional do secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, falando sobre “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, e da coordenadora nacional do Programa Inclusão Socioprodutiva do Sebrae Nacional, Renata Cândida de Souza, ao abordar “A Inclusão Socioprodutiva como Estratégia para Transformação de Territórios”, o encontro foi de injeção de ânimos para o terceiro setor, para a inovação e para o empreendedorismo das mais diversas vertentes.

A forma como a comunidade e as lideranças públicas e privadas abraçaram a causa, conforme a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, demonstra a importância da abordagem da Inovação Social como pilar a ser trabalhado de forma conjunta.

“O que justifica tudo isso é a relevância do tema que trazemos. Sustentabilidade social e econômica é uma pauta necessária a ser abordada e, mais do que isso, trabalhada. Nós precisamos, portanto, discutir, ciência, tecnologia e inovação no acesso para as comunidades vulneráveis, a economia verde, a preocupação com a inclusão socioprodutiva, entre tantos outros assuntos inerentes à temática”, citou.

Ao longo dos 64 anos de história da Abadeus, de acordo com Shirlei, muitos desafios foram superados e vidas transformadas, propósitos que seguem firmes na instituição. “Nós estamos construindo algo lindo e novo. Com toda essa sinergia, junto de todos os nossos parceiros que dia a dia estão conosco, enfrentamos todas essas dificuldades socioeconômicas e trabalhamos pelo reposicionamento do público que nós atendemos. É um compromisso manter o nosso propósito, o impacto social por meio das funções inovadoras de aprendizagem, de inclusão produtiva, de empreendedorismo”, acrescentou ainda.

Parceiro da Abadeus em importantes projetos, o Sebrae/SC esteve representado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Renato Campos de Carvalho, junto da equipe que atua diretamente junto às atividades e da palestrante da noite, Renata, nacionalmente envolvida com projetos de inclusão socioprodutiva.

Conforme Renato, a união de esforços do Sebrae e os propósitos de crescimento coletivo defendidos nacionalmente pelo Serviço tem gerado resultados expressivos, como mais um Fórum de sucesso. “Tenho certeza de que o Sebrae sempre será parceiro dessa iniciativa, pois congrega da mesma ideia de que o futuro tem que ser construído assim, coletivamente, com foco naqueles que mais precisam do nosso apoio. Tanto é nossa preocupação, que nossos olhares se voltam ao microempreendedor, aos pequenos negócios, pois queremos que prosperem”, comentou, agradecendo toda a equipe que se dedica a realizações como a que se concretiza com o Fórum de Inovação Social.

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, unir sustentabilidade e inovação é a equação exata que interessa ao Município e a toda a comunidade. “É isso o que encontramos na Abadeus. Temos aqui grandes parceiros na mudança de realidades. Hoje ouvimos nossos palestrantes com a certeza de que sairemos desse Fórum com conhecimento a ser aplicado na prática para melhorar ainda mais esse trabalho coletivo”, apontou.

Liderança nacional promete retorno ao Sul para aprofundar visitas

Servidor aposentado do Tribunal de Justiça do Ceará, Inácio Arruda se disse encantado com o que encontrou em Criciúma. Segundo ele, o trabalho já desempenhado pela Abadeus e parceiros da instituição mostra que não só a região se preocupa com a transformação social, mas já está trabalhando diretamente neste propósito. Ele visitou a região por intermédio e articulação da vereadora Giovana Mondardo. 

“Posso dizer que estou muito feliz de ver de perto o trabalho da Abadeus e da nossa universidade da região. Nós temos que falar mais disso, pois na verdade não conhecemos esse Brasil. Aquela expressão que diz que o que olhos não veem o coração não sente está muito em voga aqui. Pude sentir de perto esse trabalho. Já sei que teremos que voltar porque temos muito para ver aqui”, apontou, reforçando os convites para participação nos eventos promovidos pelo Ministério nos próximos meses.

Dados mostram necessidade latente

Quem encerrou a programação da noite foi a palestra da convidada Renata Cândida de Souza, responsável por apresentar ao público dados importantes sobre desigualdades sociais e o quanto elas afetam todo o desenvolvimento da região e do país.  

“Não adianta pensar em desenvolvimento se olharmos só para os aspectos econômicos e não nos voltarmos para a pobreza, para a fome, para a desigualdade social. Números da FGV mostram que 62,5 milhões de pessoas, o que representa 29,4% da população do país, estão na pobreza, por exemplo”, destaca.

Analisar os números apresentados, que mostram ainda índices de desempregados e desalentados no Brasil, entre muitas outras estatísticas, para Renata, é algo que precisa ser feito com a certeza de que a pobreza é uma condição multidimensional.  

“Envolve muito além das questões econômicas. Estar nessa linha da pobreza é algo capaz de apresentar limitações nas capacidades e funcionamentos que cerceiam liberdades dos indivíduos. Estamos lidando diretamente com baixa autoestima, o desacreditar em si, entre tantos outros paradigmas. Olhar para todas essas dimensões é o que faz com que nossas ações sejam assertivas e transformadoras de verdade. Deixo esse convite a vocês. Vamos transformar, juntos?”, pontuou ainda.

Programação segue nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24/04), o 3º Fórum de Inovação Social segue com programação até o meio dia. A apresentação inicial será com a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, às 8h30. Além da abertura, ela trará uma retrospectiva sobre o Fórum de Inovação.  

Em seguida, o evento conta com dois cases internacionais. Natália Montbeller, da Unesco Sost, fala sobre "Habilidades Sólidas em Tempos Líquidos" e a doutora Constança Nunes, da Maze Impact Portugal, aborda o tema "Inovação e investimento social como oportunidade para todos: aprendizagens do contexto português".

Dois cases nacionais encerram o evento apresentado pelo gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, e pela coordenadora-geral de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Giselle Sakamoto Souza Vianna.

O Fórum contou com o patrocínio da Prefeitura de Criciúma, Nações Shopping, BRDE, Contato Internet, Canguru Embalagens, Imbralit, Rio Deserto, Sicredi e Unesc. Os apoiadores institucionais são a ABRH SC, Portugal Inovação Social, Sebrae, Acic, Bossa Experiências Criativas, NZBT Comunicação, Carvão +, MPT e TRT 12.


 


 


Texto e fotos: Mayara Cardoso/Especial NZBT Comunicação


Mais lidas
Fórum Internacional de Inovação Social está com inscrições abertas
Fórum Internacional de Inovação Social está com inscrições abertas
LER MAIS >
Fórum de Inovação Social da Abadeus ganha parceiro internacional
Fórum de Inovação Social da Abadeus ganha parceiro internacional
LER MAIS >
Gincana da Sustentabilidade mobiliza estudantes e professores na Abadeus
Gincana da Sustentabilidade mobiliza estudantes e professores na Abadeus
LER MAIS >
Relacionados
Lançamento Selo Solidário ABADEUS
Doa Criciúma: ação lançada para promover o Dia de Doar vai beneficiar 17 organizações sociais da cidade.
20/10/2023
Além das arrecadações, objetivo é fortalecer a cultura da doação.
LER MAIS
Lançamento Selo Solidário ABADEUS
Fórum de Inovação Social da Abadeus ganha parceiro internacional
05/03/2024
Encontro ocorre nos dias 23 e 24 de abril, na Acic, e as inscrições já estão abertas

Sustentabilidade social e econômica é uma prática cada vez mais necessária no mundo empresarial. Com o intuito de trazer esse tema ao público de Criciúma e região, a Abadeus Centro de Inovação Social promove o III Fórum Internacional de Inovação Social. Este ano, a instituição conta com uma parceria internacional para enriquecer o evento: o Governo de Portugal, por meio da Portugal Inovação Social.

O programa é uma iniciativa do governo português, que busca promover e apoiar projetos inovadores que tenham impacto positivo na resolução de problemas sociais e no desenvolvimento sustentável. Com foco em desafios como combate à pobreza, inclusão social e acesso à habitação, o programa oferece financiamento e apoio técnico a projetos que apresentem soluções criativas e eficazes.

Com a proposta de estimular a colaboração entre setor público, setor privado e organizações da sociedade civil, fomentando a inovação e o empreendedorismo social, o encontro acontece nos dias 23 e 24 de abril, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e as inscrições podem ser realizadas no site https://topedindoingressos.com.br/e/iii-forum-internacional-de-inovacao-social-abadeus.
LER MAIS
VOLTAR AO TOPO