A Associação Beneficente Abadeus, por meio do Ponto de Cultura Escolinha de Cinema, realizou hoje pela manhã a primeira, das seis sessões, da itinerância da 11º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A sessão ocorreu na sede da Abadeus para 32 crianças do Centro de Educação infantil da instituição.
A Escolinha de Cinema ainda é responsável por mais cinco sessões que serão realizadas amanhã e quarta-feira, para os alunos da Escola Professor Vilson Lalau, no bairro Cristo Redentor.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem como objetivo principal desenvolver o cinema brasileiro para crianças e promover a inclusão social. Neste segundo ano de parceria da Abadeus com evento, a meta é chegar as 400 crianças atendidas. Para este ano a novidade está nas sessões. “Teremos dois tipos de sessões. Um para crianças de 4 a 6 anos, com duração de 47 minutos, e outra para crianças de 7 a 11 anos, de tem duração de 1 hora e 20 minutos”, explica jornalista Antonio Rozeng, responsável pela itinerância.
A mostra é realizada e idealizada desde 2002 por Luiza Lins, que afirma que em 2002 o cenário de produção e circulação de cinema para a infância era incipiente. “Atualmente, onze anos depois, o cenário é outro. É possível comemorar o aumento da produção e da inclusão do cinema nacional na rotina de milhares de crianças, de todas as classes sociais”, analisa.
A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontecerá em Florianópolis entre os dias 29 de junho e 15 de julho de 2012.