Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus inicia programa de gestão ambiental
18/11/2013
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus inicia programa de gestão ambiental


Não é de hoje que a Abadeus se preocupa com o meio ambiente e pensa em suas ações procurando o mínimo de impacto ambiental, a melhoria do ambiente de vida comunitária e a sustentabilidade das ações. Mas agora, em parceria com o Senac, a instituição irá por em ação o seu programa de gestão ambiental, chamado Abadeus Mais Verde.



Neste primeiro momento a Abadeus está trabalhando a mobilização interna, juntos aos seus colaboradores, voluntários e atendidos pelos projetos da entidade, mas num segundo momento esse projeto deve ganhar abrangência comunitária. “Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visam à preservação e melhoria do meio ambiente de vida da comunidade como um todo, articulando as parcerias para atingir o objetivo maior, que é trabalhar ações de desenvolvimento comunitário de forma sustentável”, explica a diretora Executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

Em 2013 a Abadeus já vem realizando ações de educação ambiental na sede da instituição junto às pessoas que ali convivem, com palestras, oficinas, implementação de uma horta na sede da Abadeus, coleta de pilhas e baterias usadas, implementação de uma composteira, plantio de árvores frutíferas. Com a colaboração de parceiros, como a Unesc, Sesc, Famcri, Cras e Associação de Moradores, ações comunitárias estão sendo realizadas, oferecendo serviços gratuitos, como a revitalização de uma Praça no bairro Cristo Redentor e a construção de uma casa para um morador do bairro aposentado por invalidez.

Para o Presidente da Abadeus, Gerço Monteiro, será um programa que deve envolver a todos. "Abadeus Mais Verde é um projeto que a Instituição vai abraçar junto com seus parceiros, trazendo benefícios para a comunidade, por extensão, ao meio ambiente", comenta.

Uma mobilização que está em prática na instituição é a organização de uma cooperativa para dar destinos aos materiais reciclados recolhidos na região da grande Próspera. Já que, segundo a lei municipal 12.305, o município deve recolher e destinar o material reciclado para uma cooperativa. Foram feitas duas reuniões na sede da Abadeus, reunindo seis pessoas que trabalham com material reciclado. “Vamos começar a discutir o estatuto e os problemas enfrentados por estes profissionais, além da participação no fórum do lixo", informa a assistente social da Abadeus, Priscila Cardozo.

Ainda, segundo Priscila, uma visita técnica será feita na Cooperativa Cooperitapema, em Itapema. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 25, e novas pessoas poderão ingressar na cooperativa. Interessados entrar em contato com Abadeus no 3462-2080.

 


VOLTAR AO TOPO