Abadeus - O Amor Que Transforma
Doa Criciúma: ação lançada para promover o Dia de Doar vai beneficiar 17 organizações sociais da cidade.
20/10/2023
O QUE VOCÊ PROCURA?
Doa Criciúma: ação lançada para promover o Dia de Doar vai beneficiar 17 organizações sociais da cidade.

Criado nos Estados Unidos em 2012 e desde 2013 implementado no Brasil, o Dia de Doar fará parte do calendário de Criciúma a partir do ano de 2023. Instituída por lei municipal em 2022, a ação na cidade ganhou o nome de Doa Criciúma e foi oficialmente lançada na tarde desta sexta-feira, dia 20. Ao todo, 17 organizações sociais que fazem parte do Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) serão beneficiadas.


O Dia de Doar já está presente em mais de 80 países no mundo. Em 2023, a ação acontecerá nacionalmente no dia 28 de novembro, que é quando as associações sociais receberão as doações arrecadadas durante a campanha. Em Criciúma, a entrega acontecerá um pouco antes, no dia 24 de novembro, um dia após o Dia de Ações de Graças.


O Doa Criciúma tem cinco objetivos principais. São eles: mobilizar a cidade, contribuir e apoiar as organizações sociais, conscientizar e fortalecer a cultura de doação, conectar e inspirar pessoas e empresas e consolidar a proposta da lei do Dia de Doar.

“Nós queremos com o Doa Criciúma criar uma cultura de doação na cidade e chamar atenção da sociedade civil em geral, das pessoas físicas, jurídicas, empresas, poder público, todo mundo, para entenderem o valor das instituições. Outro objetivo é movimentar a nossa cidade e mostrar o quanto que cada um de nós por contribuir para contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade”, explicou a coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor da Acic e diretora da Abadeus, Shirlei Monteiro.


A iniciativa foi definida por meio da promulgação de lei de autoria do vereador Zairo Casagrande e que foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da Câmara de Vereadores de Criciúma. “A nossa cidade já exerce bastante essa cultura de doar. Mas fomos procurados para fazer esta lei criando então um dia de mobilização, de reforço das atividades, de visibilidade dessas entidades para que todos os cidadãos, as empresas, as instituições se engajem nesse processo que é tão importante, que é fomentar as doações”, falou o vereador.


Somente as 17 organizações sociais que fazem parte do núcleo da Acic impactam diretamente mais de 30 mil pessoas. Confira abaixo quais são elas:
Abadeus
Associação Beneficente Nossa Casa
Ataprevi – Associação de Aposentados e Pensionistas.
Apae de Criciúma
Associação Beneficente Happy Face
Afasc
Asilo São Vicente de Paulo
Associação Amor à Vida (Amovi)
Associação dos Aposentados e Pensionistas do Rio Maina
Associação Vida Ativa São José
Bairro da Juventude
Casa Guido
Desafio Jovem de Criciúma
Escola Social Marista – Irmão Walmir
Instituto de Educação Especial Diomício Freitas
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara
Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul


Arrecadações


Na prática, o Doa Criciúma busca arrecadar doações para as 17 organizações sociais do Núcleo do Terceiro Setor da Acic. Cada uma delas elaborou uma lista de itens que necessita. Entre os pedidos estão cestas básicas, fraldas infantis e geriátricas, absorventes, materiais de limpeza, leite zero lactose e integral e itens de higiene pessoal. Há ainda a opção de fazer doações em dinheiro. Os locais de coleta serão divulgados nos próximos dias. Já depósitos em dinheiro de qualquer valor podem ser feitos para a chave PIX doacriciuma@acicri.com.br.


“Tudo o que for arrecadado será encaminhado para uma conta bancária do Doa Criciúma. Os demais itens serão todos armazenados em um único local e depois tudo será distribuído de forma igualitárias às organizações sociais participantes. É uma primeira edição. Começamos com essas 17 associações, mas o nosso objetivo é conseguir trazer todas as demais organizações sociais de Criciúma para dentro do nosso núcleo”, destacou Shirlei.


Um calendário de atividades também foi elaborado para incentivar as doações. Na programação estão previstas arrecadações nas empresas, um pedágio acadêmico, divulgações nos núcleos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e um Dia D de arrecadações na Rua Coberta de Criciúma, que será inaugurada em breve.



06/11 – Início das doações nas empresas


09/11 – Início do pedágio acadêmico


11/11 – Divulgação nos núcleos da CDL


24/11 – Dia “D” de arrecadação na Rua Coberta



A importância do Terceiro Setor


A Associação Empresarial de Criciúma representa diretamente a iniciativa privada. O presidente da Acic, Valcir Zanette, enfatiza que além do crescimento produtivo dos seus associados, a associação busca também fazer a diferença fora de sua sede, com reflexos direto no ambiente em que as empresas estão inseridas.





“A gente falava muito em resultado econômico, em dar emprego, em ter lucro. Nos últimos anos, já faz bastante tempo, nós estamos falando em resultados sobre todos os aspectos, resultado econômico, resultado social, ambiental, enfim. As empresas apoiamtodas essas ações sociais que vêm acontecendo aqui na região sul de Santa Catarina”, enalteceu.


Moair Barcelos é voluntário da Associação Beneficente Happy Face, uma das organizações sociais que fazem parte do núcleo da Acic, e destaca a importância do Doa Criciúma para as entidades beneficiadas. “Somos uma associação do Terceiro Setor, voltada ajudar pessoas em vulnerabilidade social, sobretudo crianças. O Doa Criciúma é uma iniciativa muito importante para o Terceiro Setor, porque vai, de alguma forma, também sensibilizar a sociedade sobre a diferença que doar faz nas nossas vidas. Ao mesmo tempo essas doações vão sustentar as para que elas possam continuar e ampliar as suas atividades, ajudando quem precisa e fazendo a diferença na vida de muita gente”, avaliou.




 

 

 

 

 

 




 


Reportagem: ENGEPLUS
https://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2023/doa-criciuma-acao-lancada-para-promovoer-o-dia-de-doar-vai-benefiiciar-17-organizacoes-sociais-da-cidade

 






 

















 

















VOLTAR AO TOPO