Uma turma de 51 alunos se formou na Escola de Artes da Abadeus Centro de Inovação Social. Os cursos concluídos foram de robótica, fotografia e musicalização, que fazem parte da Escola de Cinema – Oficinas Socioculturais. O evento reuniu alunos, familiares e professores, na tarde desta quinta-feira (18), em uma cerimônia de encerramento.
“Somos muito felizes em poder proporcionar aos alunos a chance de transformar sua realidade. Cada aluno que se forma aqui leva consigo mais do que conhecimento técnico. Assumimos a responsabilidade de promover o aprendizado e a inclusão social por meio da arte. Essas são ferramentas poderosas de educação e inovação”, frisou a gestora pedagógica da Abadeus, Heluza Brunelli.
Incentivo a cultura
O projeto cultural é realizado pela Abadeus Centro de Inovação Social, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo da Celesc e Copapel e incentivo estadual da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.
“Acompanhar esses jovens e adultos conquistando novos horizontes por meio da arte e da tecnologia é constatar que o nosso trabalho gera resultados transformadores. A Escola de Artes é uma prova de que a educação cultural pode transformar vidas e criar oportunidades reais. Esse é o impacto da Abadeus no cenário cultural do Sul catarinense”, destacou a diretora-executiva da instituição, Shirlei Monteiro.
Matrículas abertas para 2025
Com o encerramento das atividades de 2024, a Abadeus já está com inscrições abertas para o próximo ano. Qualquer pessoa interessada em participar das atividades da Escola pode entrar em contato com a instituição pelo telefone/WhatsApp (48) 8472-6964 e registrar seu nome na lista de espera para 2025.
Sobre a Abadeus
Pioneira em Inovação Social em Santa Catarina, a Abadeus comemora 64 anos de atuação transformando comunidades vulneráveis, como o bairro Cristo Redentor, em Criciúma, onde está situada. Com foco em educação, ciência, tecnologia e empreendedorismo, a organização promove programas de inclusão produtiva, como o Jovem Aprendiz, qualificação profissional e apoio a startups.
Suas iniciativas já beneficiaram mais de 320 mil pessoas na região e impulsionaram um aumento significativo no número de negócios locais no bairro sede, além de reduzir expressivamente a violência. A Abadeus é reconhecida por soluções inovadoras e alinhamento com práticas de ESG, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio de parcerias e projetos que integram soluções viáveis para transformação social com inclusão socioprodutiva e empreendedorismo.
---
NZBT Comunicação
Fotos: Divulgação/Abadeus



