Abadeus - O Amor Que Transforma
Gincana da Sustentabilidade mobiliza estudantes e professores na Abadeus
10/08/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Gincana da Sustentabilidade mobiliza estudantes e professores na Abadeus

A primeira edição do evento tem como objetivo a conscientização e o engajamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


 


Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias são os cinco pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), plano de ação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em prol da sustentabilidade mundial. Também chamada de Agenda 2030, o documento consiste na declaração de 17 objetivos que estão sendo aprofundados em uma divertida gincana entre professores e estudantes, na Abadeus.


O objetivo da 1ª Gincana da Sustentabilidade é promover ações para estimular a preservação ambiental, por meio da cultura, entretenimento e educação. A atividade teve início em julho e seguirá até o fim de novembro.


Divididos em três grupos, os participantes vão realizar sete desafios sociais, além de uma prova final de conhecimentos gerais, com temas como fotografia, música, robótica e sustentabilidade. Entre os desafios estão o plantio de árvores; a criação de brinquedos com materiais recicláveis; coleta de pilhas e baterias; arrecadação de materiais recicláveis; coleta de óleo vegetal; reativação da horta da Abadeus; e limpeza no bairro Cristo Redentor.


“Queremos incentivar os alunos, de maneira prática e dinâmica, a entenderem a importância dos cuidados com o meio-ambiente. A gincana demonstra que todos podem agir individualmente e coletivamente, por exemplo, na sua casa, no seu bairro e na sua comunidade”, destaca a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.


A gincana foi idealizada para que os alunos dos 16 projetos da Abadeus possam trabalhar o tema sustentabilidade paralelamente aos conteúdos já disponíveis nas oficinas. “Precisamos ensinar e mostrar às novas gerações como ser mais sustentáveis e como replicar isso dentro de casa”, reforça a coordenadora pedagogica da Abadeus e integrante da comissão organizadora da gincana, Isabel Guimarães.


Arrecadações


Os materiais recicláveis arrecadados durante a 1ª Gincana da Sustentabilidade da Abadeus serão vendidos e o dinheiro arrecadado usado para a manutenção dos projetos sociais da entidade. Os anéis de latinhas de alumínio serão revertidos em cadeiras de rodas. Já o óleo vegetalserá destinado ao horto da Prefeitura Municipal de Criciúma para ser transformado em sabão.


Resultado


O resultado da gincana será conhecido no dia 25 de novembro. Alunos e professores poderão acompanhar de forma presencial, na sede da entidade. Os vencedores vão ganhar medalha e uma premiação surpresa.

VOLTAR AO TOPO