Abadeus - O Amor Que Transforma
Íris Caetano
26/10/2005
O QUE VOCÊ PROCURA?
Íris Caetano


ABADEUS: O que faz uma pessoa realizar um trabalho voluntário?

Íris Caetano: A força motriz que me levou a procurar um trabalho voluntário vem de um conceito: sou empresária, e o sucesso da nossa empresa é fruto das escolhas feitas pela sociedade. Nada mais justo que retribuir a este mesmo meio social, com uma ação social, capaz de beneficiar os menos favorecidos.



ABADEUS: Qual o retorno dessa ação?

Íris Caetano: Pessoalmente, não espero deste trabalho nenhum retorno ou vantagem pessoal. Na trajetória da minha vida tive muitos desafios, e muitas pessoas me ajudaram sem esperar nada em troca. É claro que, saber que Você pode fazer a diferença para alguém, é muito bom. Mas a empresa Anel, agrega valor ao seu trabalho com o exercício da responsabilidade social.



ABADEUS: Por que desenvolver uma atividade voluntária na ABADEUS?

Íris Caetano: Foi na ABADEUS que vi possibilidades para desenvolver o projeto. Pelas pessoas assistidas pela entidade e receptividade que a entidade acolheu nosso projeto.



ABADEUS: Como a oficina de artesanato se transformou em um projeto?

Íris Caetano: Manifestamos aos dirigentes da instituição a intenção de experimentar o projeto. Logo sentimos o potencial e tivemos um aporte de verba para os principais suprimentos. Foram convidadas algumas detentas para participar do artesanato e elas se revelaram muito empenhadas. Das adolescentes internas, também temos uma participação significativa. O projeto foi viabilizado graças à participação assídua destas pessoas. E a mobilização da entidade em disponibilizar o espaço físico e uma assistente social que acompanha os trabalhos.



ABADEUS: De que forma esse projeto contribui para a formação das participantes?

Íris Caetano: Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante: o que o projeto contribui para os participantes. É uma arte que exige precisão, qualidade e bom gosto. Muitos participantes nunca tiveram um contato com estas exigências. Fazer bem feito, traz junto disciplina educativa, pois se fizer mal feito terá que fazer novamente. Prestar atenção, trabalhar em equipe, ter noções de estética, beleza e funcionalidade nas peças que são elaboradas, também são importantes. Relacionar-se com respeito com todos. Sentir-se, não superior nem inferior, mas igual a todos.



ABADEUS: Qual o objetivo do Art Cidadã?

Íris Caetano: Dar oportunidade aos participantes de se profissionalizarem na fabricação de uma vasta linha de produtos artesanais feitos com madeira. O objetivo primeiro do projeto é a formação de uma cooperativa para explorar o enorme potencial que o lixo industrial de molduras e moveleiras oferece. Isso só será possível quando tivermos no projeto um número significativo do público alvo.



ABADEUS: O que você sugere para quem deseja desenvolver um trabalho voluntário?

Íris Caetano: O exercício do trabalho voluntário deve ser fruto de uma decisão. Comprometer-se. Uma ação social com resultados exige que você esteja lá na hora marcada. Porque muitas pessoas vão estar lá também, comprometidas, esperando por você. Quando um grupo de pessoas decide destinar uma tarde por semana para fazer algo diferente, esse algo acontece. Mas você precisa estar lá. Ser responsável. 


VOLTAR AO TOPO