Abadeus - O Amor Que Transforma
Ragnhild Nordahl
12/07/2006
O QUE VOCÊ PROCURA?
Ragnhild Nordahl


ABADEUS: Por que promover essa experiência de trabalho social, em países em desenvolvimento, com suas alunas?

Ragnhild Nordahl: Além de termos interesse em trabalhar essa área internacional e, hoje, com a ABADEUS, temos uma exigência na faculdade em abrir oportunidades de experiência internacional para nossos estudantes.



ABADEUS: E por que na ABADEUS?

Ragnhild Nordahl: Nossa fundação está baseada em fundamentos cristãos, usamos a mesma linguagem da ABADEUS, enfatizamos os valores de dignidade, trabalho, família, ecologia, enfim, a administração da criação de Deus.



ABADEUS: E como se dá essa troca de experiências?

Ragnhild Nordahl: Meu pensamento é que quando temos estudantes em uma realidade que não é a sua, como os nossos na ABADEUS, eles podem ter um conhecimento mais aprofundado da cultura e entender melhor o mundo. Temos uma responsabilidade de cuidar de todos os países, não somente do nosso. Temos estudantes em outros países da América do Sul, na África, na Ásia que têm um engajamento global com condições de enfrentar a pobreza no mundo. Essa experiência faz com que eles desenvolvam uma consciência de responsabilidade.



ABADEUS: O que mais chama a sua atenção aqui em nosso país?

Ragnhild Nordahl: Estou no Brasil pela segunda vez, e o que mais me impressiona é a capacidade de agir e de refletir estrategicamente mesmo com poucos recursos. O entusiasmo e a criatividade também são impressionantes. Na Noruega perdemos um pouco disso, pois temos recursos em abundância, então não usamos muito nossa criatividade.



ABADEUS: A partir da experiência em seu país, o que você considera importante para um projeto social ter sucesso?

Ragnhild Nordahl: Acreditamos que a combinação de profissionalismo e simplicidade é a chave para o sucesso. Isso já contribui bastante na construção da dignidade das pessoas. Por isso acreditamos ser muito importante ações como as que a ABADEUS desenvolve no Brasil.


VOLTAR AO TOPO