
ABADEUS: Por que fazer parceria com a ABADEUS?
Gelson Fernandes: Desde que assumimos a secretaria de saúde procuramos parceiros para realizar ações em conjunto e que dessem resultados, com retorno para a população. Através de trabalhos em benefício de crianças, adolescentes e adultos, como é o caso da ABADEUS. Aqui nós pudemos firmar parceria porque, além dos resultados já obtidos pela população através da entidade, havia uma estrutura pronta precisando apenas de recurso humano, garantido hoje pela secretaria, no centro odontológico.
ABADEUS: Qual a importância desse centro odontológico para a população?
Gelson Fernandes: Em outros bairros, como no Pinheirinho onde temos parceria com o Bairro da Juventude e hoje aqui na região do Cristo Redentor com a ABADEUS, temos a idéia de levar essa proposta para outros bairros e em parceria com outras entidades. Essa é uma proposta boa porque não precisamos investir tanto em estrutura, somente em profissionais. Quando fazíamos visitas aqui no Cristo Redentor, o que mais a população pedia era um atendimento odontológico, só que no PSF (Posto de Saúde da Família), o que não era viável financeiramente. Então com a parceria com a ABADEUS, foi possível realizar.
ABADEUS: E o que pode ainda ser feito na região do Cristo Redentor?
Gelson Fernandes: O que estamos fazendo na cidade é investindo em estrutura nas unidades de saúde. No Ana Maria e no Nossa Senhora da Salete recebemos recursos do governos federal e estadual para comprar equipamentos e realizar mutirões de cirurgias e exames. Assim, em menos tempo, muitas pessoas que precisavam desses serviços já foram atendidas. Hoje, nossa prioridades é humanizar a saúde visando ao bom atendimento aos cidadãos. Podemos não ter recursos, mas podemos minimizar a situação investindo onde é mais necessário ao povo, sem gastos e aplicando bem o dinheiro público.
ABADEUS: De que forma o povo está sendo ouvido?
Gelson Fernandes: Através de visitas permanentes nos PSF´s do secretário, gerentes e equipe da secretaria. Essa é uma ação permanente, o contato com o povo é que vai nos mostrar o trabalho e a surpresa será a implantação de uma ouvidoria que terá caixas de sugestões nas unidades de saúde, com disque saúde 24h para a população fazer sugestões e reclamações, na qual uma equipe irá investigar e ir nos bairros solucionar os problemas. Nós acreditamos que o povo deve ser co-responsável.




