Abadeus - O Amor Que Transforma
Detentos do Santa Augusta recebem certificado de profissionalização
10/06/2008
O QUE VOCÊ PROCURA?
Detentos do Santa Augusta recebem certificado de profissionalização
 

 

 

À tarde desta terça-feira, dia 10, representou uma nova etapa na vida de 25 detentos do Presídio Regional de Criciúma. Após alguns meses de estudo, eles receberam o certificado de conclusão de curso de três projetos na sede da Associação Beneficente Abadeus: Novo Horizonte, em parceria com as Empresas Rio Deserto, Geração.com Fontana, em parceria com a Construtora Fontana e o projeto Costurando um Sonho, de aulas de costura. Os cursos estão inseridos dentro do programa Construindo Cidadania, realizada em parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão.


No Projeto Novo Horizonte, patrocinado pelas empresas Rio Deserto, 13 homens freqüentaram o curso de pedreiros durante dois meses. Já no Geração.com Fontana, nove pessoas tiveram a chamada inclusão digital através de aulas de informática básica. E três mulheres tiveram aula de costura industrial. Agora, eles têm uma oportunidade a mais de se colocarem no mercado de trabalho quando alcançarem à liberdade. É isso que pretende fazer o detendo Sidnei Teixeira Eleotério, de 31 anos. Daqui a dois meses ele estará em liberdade e irá procurar emprego na construção civil. "Fiz o curso para ter uma chance de serviço lá fora. Esse papel (diploma) é como uma carta de emprego", diz. Esperanças renovadas também para Claudionei Caetano, de 26 anos. Ele ainda não sabe quando deixará a prisão, mas já decidiu que irá tentar uma vaga na construção. "Já tinha trabalhado antes como servente e agora vou poder trabalhar como pedreiro e ganhar mais", acredita.

Para o diretor da Penitenciária Sul, Adércio José Velter, a profissionalização “é uma oportunidade que os detentos tem de encontrarem a chance que talvez não tenham tido antes da prisão, e que acabou os colocando dentro do sistema”.

“Através dessa parceria com a Abadeus e Rio Deserto estamos conseguindo fazer a nossa função que é ressocializar", completa o gerente do Presídio Regional, Patrício Cardoso Patrício.

"Não acredito em ressocialização sem qualificação e sem inclusão produtiva, essa é a base para a volta do preso à sociedade", afirma a diretora da Abadeus, Shirlei Monteiro. "Para a Rio Deserto essa parceria é muito importante para que essas pessoas tenham oportunidades no mercado de trabalho, construindo assim, uma vida nova", finaliza Maristela Vilaça Kelm, coordenadora de recursos humanos da Rio Deserto.

 

Colaboração: Kellen Rodriges/Alfa Comunicação
VOLTAR AO TOPO