Abadeus - O Amor Que Transforma
Projeto de extensão levanta impactos ambientais
29/07/2011
O QUE VOCÊ PROCURA?
Projeto de extensão levanta impactos ambientais


 



Levantar os impactos ambientais no Bairro Cristo Redentor é o objetivo do projeto de extensão “Gestão ambiental com ênfase na proteção de nascente e melhoria da qualidade de vida da comunidade” da Unesc em parceria com a Abadeus. Professoras e alunos estiverem no local recentemente coletando amostra de águas para realizar um diagnóstico da região. As amostras serão utilizadas para apontar o que pode afetar, direta e indiretamente a saúde e o bem estar da comunidade e dos ecossistemas do Bairro.



“É importante analisar a qualidade dos recursos hídricos, identificando se os mesmos encontram-se contaminados por efluentes domésticos, o que contribuiria para a insalubridade habitacional e riscos a saúde da população”, explicou uma das professoras responsáveis Paula Tramontim Pavei. O projeto está sendo desenvolvido pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias).



Coleta



Foram coletadas amostras de água em dois pontos. O primeiro de um córrego que corta o Bairro e o segundo no açude situado dentro da propriedade da Abadeus. As amostras de água coletadas foram encaminhadas para o IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Serão analisados os parâmetros pH, sólidos totais, sólidos sedimentáveis, nitrogênio total, ferro, óleos e graxas, detergentes, coliformes totais e fecais, entre outros.



O projeto é coordenado pela professora Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann, com a ajuda de dois estudantes.



 



Colaboração: Davi Carrer/ Fotos: Ismael Ferreira


VOLTAR AO TOPO