Abadeus - O Amor Que Transforma
Ponto de Cultura Escolinha de Cinema trabalha temas sociais
30/10/2014
O QUE VOCÊ PROCURA?
Ponto de Cultura Escolinha de Cinema trabalha temas sociais


O Ponto de Cultura Escolinha de Cinema, projeto social da Abadeus que trabalha com audiovisual junto a jovens e adolescentes, lançará dois vídeos no próximo dia 19. Um está no formato de documentário e tem como tema a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O segundo é no formato de telejornal chamado Repórter Estudantil, tratando de Políticas Públicas.

Os dois audiovisuais são fruto do trabalho desenvolvido pelo Ponto no ano 2014, junto aos participantes do programa Jovem Empreendedor Aprendiz, da Abadeus, e dos alunos da Escola de Educação Básica Governador Heriberto Hulse. Entre os entrevistados estão autoridades e estudiosos, como o Tenente Coronel Marcio Cabral, o delegado Marcio Campos Neves, o advogado Sergio Graziano e o prefeito Marcio Burigo.

Segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Isabel Guimarães, a aproximação com o tema torna os alunos mais interessados quando saem a campo para realizar as entrevistas. “O trabalho ajuda a desenvolver a oratória, a dicção e a desinibi-los. É uma experiência de vida”, afirma. Isabel lembra que os vídeos e as aulas ainda contam com o auxilio do oficineiro Brendhon dos Santos e também das voluntarias Paula Keller e Morgana da Silva.

Um dos entrevistados, o advogado Sérgio Graziano Sobrinho, falou sobre a ‘Maioridade Penal’. Segundo ele, o vídeo que vem sendo produzido pelos alunos instiga a curiosidade ao tema, sendo um grande passo para trazer questões como esta para o seio da sociedade. “O documentário, produzido pela Escola de Cinema da Abadeus, revela que os jovens e adolescentes estão tomando consciência e formando opiniões sobre o futuro do sistema penal brasileiro”, afirmou Graziano.

Outro que atendeu a equipe foi o Tenente Coronel Marcio Cabral falando de segurança pública. Ele elogiou o projeto, dizendo que quanto mais envolver jovens com ações culturais e educativas, mais reduz o espaço para outros interesses não positivos. “Precisamos de mais iniciativas dessas para despertar mais talentos, ajudando a aguçar e a criar relacionamentos positivos”, declarou Cabral.



O projeto é apoiado pela Lei Rouanet

O Ponto de Cultura Escolinha de Cinema se mantém pelo projeto aprovado pela Lei de Incentivo a cultura, a camada Lei Rouanet, onde empresas e pessoas físicas fazem a doação, e posteriormente abatem essa doação no imposto de renda.



Pessoa Física

- Para saber o quanto você pode doar, acesse o site da Receita Federal para simular o valor do seu imposto de renda, sendo que 6% desse valor será doado à ABADEUS;

- Faça o depósito do valor na conta aberta especificamente para o projeto;

- A ABADEUS, com a cópia do comprovante em mãos, emitirá o recibo de mecenato ao doador, que deverá ser anexado na declaração;

- O valor da doação deve ser creditado na conta e automaticamente será considerado na restituição ou descontado no imposto a pagar.



Pessoa Jurídica - Lucro Real

Limite de 4% do imposto devido sobre o lucro real. Após apurar o valor do imposto a pagar mensalmente, trimestralmente ou semestralmente, o patrocinador faz o depósito na conta especifica do projeto e a diferença será paga normalmente à Receita Federal.


VOLTAR AO TOPO