Abadeus - O Amor Que Transforma
ABADEUS participa da Semana ODS na Prática com ações para alunos e colaboradores
26/09/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
ABADEUS participa da Semana ODS na Prática com ações para alunos e colaboradores

A agenda especial segue até a próxima sexta-feira (30); objetivo é trabalhar a conscientização sobre a importância das metas globais 


 


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), para serem atingidas até 2030. Em Santa Catarina, a Semana ODS na Prática é determinada por lei estadual desde 2019. Neste ano, a Abadeus está participando da agenda, com ações divididas nas quatro dimensões principais: social, ambiental, econômica e institucional.


O intuito da Abadeus, por meio da Semana ODS na Prática, é conscientizar alunos e colaboradores sobre as metas globais. Através de projetos próprios, a instituição tem contribuindo para a Erradicação da Pobreza; Educação de Qualidade; Trabalho Descente e Crescimento Econômico; Industria; Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; além de Parcerias e Meios de Implementação, previstos nos 17 objetivos.


“Promovemos uma semana totalmente diferente, com atividades diárias concentradas nas ODS. A educação precisa estar alinhada ao desenvolvimento sustentável e, estas metas, são um projeto para um futuro muito melhor. Estamos falando de saúde, qualidade de vida e bem-estar, aplicados no âmbito mundial”, salienta a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.


“É necessário que estejamos envolvidos, pois quanto maior o esforço e a mobilização, maior a proximidade do alcance de todas as ODS. Vivemos em um cenário com desafios urgentes, como emergência climática e pobreza, pautados pela Agenda 2030”, acrescenta o presidente da ABADEUS, Gerson Monteiro.


Atividades desenvolvidas


A agenda da Semana ODS na Prática da ABADEUS será concluída na sexta-feira (30). Além da palestra com a Caroline Fogaça para os colaboradores, a entidade também promoveu um bate-papo para os alunos do Programa Jovem Aprendiz, na terça-feira (30). A palestrante da vez foi Maricelma Monteiro Cardoso, falando sobre a importância das metas globais.


Nesta quarta-feira (28), foi o dia da Gincana de Sustentabilidade com arrecadação de lacres e tampinhas. Na quinta-feira (29), os pais dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) receberão mudas de árvores para plantio. Já no dia da conclusão das ações, os jovens e adolescente se envolverão na limpeza e plantio na horta da entidade.


“Acreditamos que a Semana ODS na Prática seja uma inspiração para que a comunidade possa trabalhar em rede. Até o momento, já contribuímos com seis metas globais e projetamos que, com ações do dia a dia, possamos auxiliar na erradicação da pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, bem como colaborar para que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade”, destaca a coordenadora-administrativa da Abadeus, Gislaine Vieira.


Sobre o movimento mundial 


Os ODS fazem parte de uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. A iniciativa é composta por 17 objetivos, os quais somam 169 metas diferentes a serem atingidos até 2030.


O processo de negociação mundial iniciou em 2013 contando com a participação do Brasil em suas discussões e definições. Cada objetivo está interligado aos demais. Todos os pontos visam à melhora na qualidade de vida e ao incentivo à sustentabilidade ambiental como o caminho para garantir o bem-estar das gerações atual e das futuras.


E, como forma de difundir às iniciativas relacionadas aos ODS, na última semana de setembro, ocorre anualmente a Semana ODS na Prática, uma ação coordenada entre os Comitês Locais e signatários do movimento em Santa Catarina.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


1 - Erradicação da pobreza;


2 - Fome zero e agricultura sustentável;


3 - Saúde e bem-estar;


4 - Educação de qualidade;


5 - Igualdade de gênero;


6 - Água potável e saneamento;


7 - Energia acessível e limpa;


8 - Trabalho decente e crescimento econômico;


9 - Indústria, inovação e infraestrutura;


10 - Redução das desigualdades;


11 - Cidades e comunidades sustentáveis;


12 - Consumo e produção responsáveis;


13 - Ação contra a mudança global do clima;


14 - Vida na água;


15 - Vida terrestre;


16 - Paz, justiça e instituições eficazes;


17 - Parcerias e meios de implementação.

VOLTAR AO TOPO