Abadeus - O Amor Que Transforma
Outubo Rosa: Abadeus promove ação alusiva ao mês da prevenção do câncer de mama
31/10/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Outubo Rosa: Abadeus promove ação alusiva ao mês da prevenção do câncer de mama

Um evento com palestra, dinâmica e descontração foi promovido para as mulheres que integram o Serviço de Conivência da entidade


Outubro é conhecido mundialmente como o mês dedicado às ações para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta semana, a Abadeus realizou um evento especial para mais de 20 mulheres que participam do Serviço de Conivência através da confecção de artesanatos em geral. A iniciativa aconteceu em parceria com o Governo Municipal de Criciúma.


A proposta do evento foi conscientizar as mulheres a cuidarem do próprio bem-estar, por meio do autocuidado. Na ocasião, a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Cristo Redentor esteve na Abadeus, palestrando sobre causa, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. 


“É um momento de reflexão e de conscientização sobre o assunto. Procuramos trazer dinamismo no dia, com o intuito de trazer as informações de uma forma leve. O alerta é importante, pois entendemos que a prevenção, também é cura. E claro, o autocuidado, mesmo que bastante frisado nesta época, precisa acontecer o ano todo”, destaca a diretora executiva da Abadeus, Shrilei Monteiro.


Sorrisos e autoestima reestabelecida também fizeram parte do evento. Além da palestra, as mulheres presentes tiveram um momento de beleza, instruído por uma revendedora da Mary Kay e participaram de uma dinâmica comandando por uma psicóloga, tratando sobre o autocuidado. 


“Promover a importância da prevenção do câncer de mama e autocuidado das mulheres é a essência do Outubro Rosa. Fazemos questões de alertar todas elas, para que possam ter acesso a informação e por isso, seguimos com esse assunto diariamente e também, nas demais unidades da entidade”, ressalta a assistente social da Abadeus, Gabriela Santiago.


Outubro Rosa


Lançada na década de 90, nos Estados Unidos, Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente, para realizar ações de prevenção sobre o câncer de mama. Durante o mês, as mulheres são conscientizar e alertadas para a detecção precoce do tumor. No Brasil, a iniciativa foi adotada em 2008.


No país, o câncer de mama já é considerado a primeira causa de morte da população feminina. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2022, o Brasil diagnosticará 66 mil novos casos da doença — 99% em mulheres e apenas 1% em homens. Os diagnósticos avançados representam 40% dos casos. O Inca alerta que uma entre doze mulheres no Brasil terá câncer de mama e a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto.

VOLTAR AO TOPO