Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus reúne empresários, pequenos negócios e comunidade para fortalecer o empreendedorismo local em Criciúma
07/11/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus reúne empresários, pequenos negócios e comunidade para fortalecer o empreendedorismo local em Criciúma

 A Rodada de Negócios do Centro de Inovação Social (Cisa) aconteceu no fim de semana e trouxe uma série de experiências aos participantes


 


Um grupo diverso de jovens, empresários e pequenos empreendedores participaram de uma imersão no mundo do empreendedorismo e inovação social, por meio de uma rodada de negócios, em Criciúma. O evento aconteceu no último sábado (05/11) e contou com uma exposição e painel de negócios, além de um game empreendedor. A programação foi organizada pelo Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa).


A iniciativa fez parte do projeto Jornada Comunidades Empreendedoras e Inovadoras, desenvolvido pela Abadeus junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), e é uma das diversas ações que a instituição está realizando ao longo deste ano para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação social em Criciúma.


"Esta rodada serviu para ampliarmos esse trabalho, para que os negócios da comunidade tivessem a possibilidade de expor os seus produtos e serviços, criar networking, fazer parceiros, buscar soluções. E, claro, trazer toda a comunidade para esse ambiente", comenta o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Jung Canever.


A exposição contou com a presença da Ld Esfiharia, Docelis Brownie, Brownieria da Mari, Mulheres Abadeus, entre outros, todos envolvidos com o trabalho do Cisa Abadeus. A LD Esfiharia, por exemplo, está encubada no Cocreation Lab, um programa que transforma ideias criativas em planos de negócio e é desenvolvido pela instituição, em parceria com o Sebrae/SC e a TXM Methods.


"Em 2020, na pandemia, paramos o nosso negócio. Agora retornamos e estamos buscando conhecimento para aprimorá-lo e garantir um crescimento saudável. E este momento foi muito importante, principalmente, para fazermos contatos", diz Letícia Nunes, que administra o negócio ao lado do marido Diego Leite.


 


Game Empreendedor


Durante o evento, os participantes também puderam se desafiar no workshop Game Empreendedor. A atividade fez com que os participantes aprendessem de maneira descontraída como é criar um negócio do zero, lidando com as adversidades do ambiente externo e desenvolvendo habilidades empreendedoras. Os participantes com o melhor desempenho ganharam ingressos para o Startup Weekend Araranguá, que acontece de 18 a 20 de novembro.


 


Painel de negócios


Além do workshop e exposição de negócios, o Cisa Abadeus reuniu quatro nomes conhecidos na região na área de inovação para um painel. Entre eles, Helton Marinho, CEO e um dos fundadores da NinSaúde. "É fundamental o empreendedor que passa por todos os processos contribuir de alguma forma para que outros não passe pelas mesmas dificuldades. Então, é um processo de aprendizagem. Assim como outras pessoas fizeram isso por mim lá no passado, quero fazer para o próximo", relata.


Também participaram do painel a co fundadora e pesquisadora da DNPrime Cerâmicas Avançadas, Daiara Silva; sócio e cofundador da TW Sistemas e CEO e fundador da startup Team Move, Fabrício Biava Pais, e CEO e fundador da Ascensão Traders e DottCoin, Diego Fermiano.


"Muitas vezes os negócios da comunidade que estão na fase inicial, não tem acesso a empreendedores mais experientes, e quando aproximamos essa grande empresa que já passou por vários estágios, essa troca é fundamental, porque traz novas perspectivas ao pequeno empreendedor. Mostramos que o sonho do empreendedorismo é possível, que tem muitas dificuldades, e que passar por essas etapas é necessário para o crescimento", afirma Maicon.


 


Comunidades Empreendedoras e Inovadoras


O projeto da Abadeus foi um dos 20 contemplados em Santa Catarina, em 2021, pela Fapesc. A iniciativa já realizou diversas ações para desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades, gerando impacto social e empoderamento e promovendo a integração do ecossistema de inovação e empreendedorismo local.


"Já tivemos, por exemplo, capacitações com os empreendedores selecionados, consultorias em parceria com o Sebrae. Elaboramos a rodada de negócios, tivemos a feira de empreendedorismo com mais de 50 jovens participando.  Realizamos ainda duas edições do café com inovação com a imprensa local", revela Maicon.


 


Texto e fotos: Richard Vieira/NZBT Comunicação

VOLTAR AO TOPO