Abadeus - O Amor Que Transforma
Primeira edição do curso de Comunicação e Oratória da Abadeus é concluído nas escolas municipais de Criciúma
06/12/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Primeira edição do curso de Comunicação e Oratória da Abadeus é concluído nas escolas municipais de Criciúma

Projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Desenvolvimento Econômico


A primeira edição do curso de Comunicação e Oratória – Interpretec, promovido pelo Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa) em parceria com a Prefeitura de Criciúma, foi concluída na última semana. As aulas foram divididas em 12 encontros e aplicadas em quatro escolas municipais para alunos do 9º ano. A iniciativa buscou desenvolver as competências comunicacionais dos estudantes, como um auxílio para o desenvolvimento pessoal e futuro profissional.


Nesta edição do projeto piloto, quatro instituições foram contempladas com o curso, sendo as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEFs), Profª Maria De Lourdes Carneiro e Padre Ludovico Coccolo, e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Jorge Da Cunha Carneiro e Filho do Mineiro. Todos os professores foram escolhidos pela Abadeus por meio de um processo seletivo.


“Desenvolver os jovens para o futuro. Esse foi o principal intuito do Interpretc, aplicado nas escolas municipais. Uma boa comunicação pode abrir portas e resultar em uma carreira profissional brilhante, por exemplo”, destacou a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro. A parceria com a Prefeitura de Criciúma foi por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Desenvolvimento Econômico.


O curso de Comunicação e Oratória – Interpretec foi baseado em três eixos, o enfrentamento, o preparo e a finalização, com o uso de tecnologias da Indústria 4.0. “Nós trabalhamos fortemente no desenvolvimento de cada aluno participante. O projeto pedagógico incluiu aulas de repertório, programação neurolinguística, teatro, psicologia, marketing e musicalização. Forma práticas para o desenvolvimento de habilidades que auxiliam na autoconfiança”, pontuou uma das professoras responsáveis, Roberta Mânica.


Tópicos aplicados


Dividido em três eixos, o projeto elaborado para a preparação do curso Comunicação e Oratória – Interpretec, focou nos seguintes tópicos: A importância de saber comunicar-se; Desenvolver uma boa conversa: iniciar, manter e concluir; Controlar a conversa, acelerar e desacelerar, fazer silêncio; Adaptar a conversa às situações; Saber argumentar e manter o rumo; Formas de falar e influenciar as pessoas; Replicar conversas e ser afirmativo; e Recursos vocais e corporais na conversa.


“Os módulos eram divididos em três aulas e cada professor da sua respectiva área abordava o tema. No dia da finalização, promovemos alguns temas para serem apresentados pelos alunos em dupla, fizemos as pesquisas, debatemos os tópicos com muita reflexão e eles apresentaram a prévia, focando nos conteúdos de consumo das redes sociais, metaverso, mercado financeiro e investimentos; além de inovação e tecnologia”, disse Roberta.


Diferenciais no modelo


Entre os diferenciais no modelo do projeto elaborado, foram utilizadas metodologias de aprendizado já desenvolvidas no Cisa da Abadeus, como a cultura do protagonismo e da proatividade e a preparação de talentos desde a juventude.


“O Interpretec foi totalmente desenvolvido pela Abadeus e tenho certeza que veio como uma grande transformação para a vida desses alunos. A metodologia utilizada pela entidade foi inovadora e transformadora, e eu pude verificar isso de perto, ao visitar as escolas beneficiadas com o curso”, concluiu o gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Edson Silva.

VOLTAR AO TOPO