Abadeus - O Amor Que Transforma
Cocreation Lab Abadeus encerra ano com apresentação de projetos desenvolvidos em pré-incubadora
26/12/2022
O QUE VOCÊ PROCURA?
Cocreation Lab Abadeus encerra ano com apresentação de projetos desenvolvidos em pré-incubadora

Ideias de negócios foram desenvolvidas ao longo de cinco meses


 


Os empreendedores do Cocreation Lab Abadeus encerraram o ciclo de pré-incubação no “Pitch Day”, momento da apresentação das suas ideias de negócios. Ao longo de cinco meses, 16 projetos de diferentes segmentos receberam assistência gratuita para expandir ou ainda tirar um produto ou serviço do papel.


O programa de cocriação é executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e a TXM Methods, empresa que atua na elaboração de métodos para auxiliar empreendedores e organizações no processo de inovação.


O Cocreation Lab Abadeus auxilia no desenvolvimento de empreendedores na comunidade do bairro Cristo Redentor e arredores, para promover autonomia e protagonismo na região. Os participantes do programa de pré-incubação fazem uso da infraestrutura, equipamentos e equipe da Abadeus Centro de Inovação Social.


“No trabalho com esse público incentivamos o pensamento criativo, mediamos contatos e conectamos empreendedores com boas ideias, mas que precisam de apoio técnico para que elas se tornem um negócio inovador, sustentável e rentável”, afirma a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro. Para ela, o programa é um empenho pela democratização de ferramentas tecnológicas, de mentorias e do acesso à inovação.


“O Cocreation é uma aceleradora de negócios de impacto social. As ideias passam por orientações para verificar a viabilidade da empresa e, se possível, seguir para o mercado”, explica a gerente de projetos do Sebrae/SC, Juliana Baldessar Ghizzo. Além do Cocreation Lab, a parceria técnico-financeira também realiza um serviço de consultoria, palestras e marketing digital para empresas do bairro já em funcionamento.


Dos 16 projetos inscritos inicialmente, cinco chegaram à etapa final de pré-incubação, quando defendem suas ideias para uma banca especializada, que premia as melhores apresentações e aquela que mais avançou durante os cinco meses do programa.


“Durante esse período, tivemos ações como workshops e capacitações. Cada projeto também contou com o apoio de um mentor especialista na principal dificuldade de negócio. Essa foi a primeira turma de pré-incubação e, para 2023, temos a expectativa de abrir uma segunda turma com ainda mais empreendedores. Tivemos bastante êxito no programa. Alguns dos projetos, inclusive, já estão sendo cadastrados para concorrerem no programa Inova Criciúma, que pode dar um incentivo financeiro de até 25 mil reais”, revela o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Canever.


 


Conheça os projetos finalistas no Cocreation Lab Abadeus:


Análise de Público Através de Visão Computacional (Gabriel Alves e Matheus Felisbino): o projeto trata-se de uma plataforma para coleta e análise de dados em ambientes com grande circulação de pessoas por meio de câmeras. A solução ajudará empresas a tomarem decisões estratégicas baseadas em análise de dados em tempo real;


Eletrônica e Automação para Energia Solar (Pedro Zimmermann): o equipamento tem o objetivo de ajudar projetos de energia solar no mapeamento de áreas e na medição antecipada do potencial de geração de energia;


Fast Jobs (Rafael Pereira): aplicativo que promete conectar bares e restaurantes que possuem vagas de trabalho sazonais com garçons, sommeliers ou pessoas que queiram fazer uma renda extra;


Docelis Brownie (Elisângela Michelle): produtora de brownie, a empresa traz experiências inovadoras em formatos e sabores para momentos significativos e cheios de amor;


LD Esfiharia (Diego Leite e Letícia Nunes Leite): produtora de esfirras, a empresa se desafiou em unir a competência na produção de alimentos com a tecnologia para aprimorar a experiência do cliente.


 


Texto: Samuel Borges/NZBT Comunicação

VOLTAR AO TOPO