Abadeus - O Amor Que Transforma
Justiça do Trabalho e Criciúma entram em campo contra o trabalho infantil
28/10/2023
O QUE VOCÊ PROCURA?
Justiça do Trabalho e Criciúma entram em campo contra o trabalho infantil

Uma ação social de conscientização e combate ao trabalho infantil foi promovida durante o jogo Criciúma 1 x 0 Vitória, no domingo (08/9), no Estádio Heriberto Hülse, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B.


A ação foi uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região (TRT-12), o Criciúma Esporte Clube, a OAB de Criciúma, o Ministério Público do Trabalho, a Associação Beneficente Abadeus e as torcidas organizadas "Os Tigres" e "Guerrilha Jovem".


Antes do jogo começar, 15 crianças entraram em campo vestindo capas estampadas com o catavento colorido, logomarca que simboliza o combate ao trabalho infantil ao redor do mundo. O mascote Tigrão não ficou de fora, desfilando pelo estádio com sua própria capa. Nas arquibancadas, dois bandeirões foram desfraldados pelas torcidas organizadas logo após o encerramento do hino nacional, enquanto os jogadores do Criciúma exibiam uma faixa com a mensagem "#Brasil sem Trabalho Infantil".


A gestora auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho (PCTIEA), juíza Janice Bastos, esteve presente no evento e falou sobre a importância dessas ações que seguirão no mês de outubro, dedicado às crianças. “Infelizmente nosso estado tem dados muito alarmantes em relação ao número de crianças que estão trabalhando e não estão estudando. E pior: trabalham em setores que prejudicam tanto o aspecto psicológico quanto o físico, comprometendo o futuro e replicando o ciclo de pobreza familiar”, analisa a magistrada.


Segundo o Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, somente em 2022 foram notificadas 37 crianças em situação de trabalho infantil por ações de fiscalização no Estado, duas delas registradas em Criciúma. 


 


 


 


 


Reportagem

Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região site logo
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa

VOLTAR AO TOPO