Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus assina convênio com MinC para implantação do Ponto de Cultura
03/11/2009
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus assina convênio com MinC para implantação do Ponto de Cultura
A Abadeus é uma das 60 entidades que assinaram, hoje pela manhã, no Teatro Governador Pedro Ivo, junto ao Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, convênio para o estabelecimento da rede Pontos de Cultura. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, do Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, entre outras autoridades.

 

O Ponto de Cultura proporcionará à Abadeus a implantação do Projeto Escolinha de Cinema, que segundo a Diretora Executiva da Abadeus, Shirleir Monteiro, tem o objetivo "de promover a integração da comunidade e a inclusão social dos jovens e crianças por meio da cultura, através da produção audiovisual".

 

Promovido pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Conselho Estadual de Cultura (CEC), o Edital dos Pontos de Cultura representa um investimento de R$ 10,8 milhões no setor cultural.

 

“Não somos capazes de enfrentar os desafios do século 21 sem investimento na cultura”, declarou o Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Para ele, o papel do ministério é garantir o acesso pleno e o desenvolvimento cultural. “É a cultura que nos identifica”, afirmou o ministro.

 

O repasse dos recursos às entidades culturais sem fins lucrativos, que tiveram seus projetos selecionados, será de 60 mil reais, por ano, durante três exercícios, o que totaliza 180 mil reais para cada ponto, para aplicação unicamente no projeto. O Edital, que beneficiará 36 municípios catarinenses, tem por objetivo implantar uma rede de inclusão social e construção de cidadania. "Com ele, estamos estimulando a geração de emprego e renda, e também apoiando ações de fortalecimento das identidades culturais", afirma a presidente da FCC, Anita Pires. Cada Ponto de Cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de projetos já existentes nas comunidades de Santa Catarina, desenvolvendo ações continuadas em diversas áreas. O Edital teve 203 projetos inscritos, e as inscrições foram gratuitas.
VOLTAR AO TOPO