Abadeus - O Amor Que Transforma
Aberta oficialmente a 1ª Feira de Economia Solidária
04/10/2011
O QUE VOCÊ PROCURA?
Aberta oficialmente a 1ª Feira de Economia Solidária


A 1ª Feira de Economia Solidária foi aberta oficialmente na noite de hoje (4/10) com a palestra do filósofo Euclides André Mance, que trouxe como tema “Redes de Economia  Solidária”. A diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, participou da mesa de abertura do evento, que reuniu lideranças da comunidade, professores e alunos, e ocorreu na Associação de Professores e Funcionários - Aunesc, da Universidade.



Segundo ele, organizar redes de economia solidária é a melhor estratégia de desenvolvimento sustentável para reorganizar os fluxos econômicos de um território visando assegurar o bem-estar de todos.



A diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, destacou que ter a parceria da extensão da Universidade com a entidade agrega um valor muito grande. “Este evento vai ser um marco na história de Criciúma”.





A diretora da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas - UNA CSA, da Unesc, Kátia Soratto, que esteve presente na abertura do evento salientou que este é o momento muito importante de os agricultores e artesãos mostrarem seus produtos.



O gerente regional da Epagri Realdino Busarello acrescentou que somente de forma solidária é que se consegue o desenvolvimento do país. Já a secretária de Ação Social de Forquilhinha, Lilian Arns Topanotti lembrou do Vale Feira, que ocorre no município. “É uma grande oportunidade para os agricultores e artesãos. A Feira ocorre todas as sextas-feiras”, ressaltou.



A diretora de extensão da UNA CSA, Mônica Ovinski de Camargo Cortina, a coordenadora da Feira Patrícia Goulart, o vice-prefeito de Nova Veneza Marcos Spillere e o presidente da Coofanove (Cooperativa de Agricultores Familiares de Nova Veneza), Altair Valdati, também participaram do evento.



Feira



Amanhã (5/10), ocorrem as oficinas gratuitas de Mediação de Conflitos; Reaproveitamento da Casca da Banana; Associativismo; Excelência em Atendimento, além da exposição e comércio dos feirantes.



A Feira é organizada pela Unesc, por meio da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), com apoio da Coleta Seletiva Solidária da Universidade, PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), Credisol, Ponto da Cultura – Pulsando o Brasil, Economia Solidária, Avesol (Associação do Voluntariado e da Solidariedade), Caritas, Abadeus, Epagri, POPE (Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor), além das prefeituras de Criciúma, Forquilhinha, Içara e Nova Veneza. O evento é aberto ao público.



Mais fotos da feira clique aqui.



Colaboração texto: Daniela Savi


VOLTAR AO TOPO