Ao som de Canon in D, membro da Orquestra Sinfonia de Talentos fizeram um momento de descontração e cultura hoje a tarde no Colégio Estadual Heriberto Hülse. A ação, segundo o maestro e professor Fernando Martins, é uma forma de “garimpar novos talentos”, para o projeto de música da Associação Beneficente Abadeus. Após tocarem ao som dos quatro violinos, o professor fazia o convite e os alunos entregavam panfletos, convidados a conhecer o projeto.
O projeto Sinfonia de Talentos é mantido pela Abadeus, que em 2014 vai completar 10 anos. Ele oferece aula de música de forma gratuita para instrumentos clássicos como violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone, trompete e clarinete. Ainda segundo o professor, em breve o projeto deve oferecer também aulas de violão, teclado e bateria.
Hoje a ideia era mostrar aos alunos um pouco do que alunos estão aprendendo. “Viemos demonstrar um pouco do trabalho e tirar duvidas de como funciona o projeto”, afirmou o professor lembrando que os instrumentos musicais são emprestas pela Abadeus no período em que o aluno permanece no projeto.
Segundo Fernando, aprender música é importante não só para quem pensa em ser músico profissional, mas também pelos benefícios que o aprendizado trás. Como a melhora na coordenação motora, no sentido lógico e no senso de organização. “Aprender música é bom até para saúde, além da questão socialização, fazendo as pessoas interagirem com os outros”, argumenta.
A mesma ação de divulgação ainda deve ser repetida no Colégio Arruda Ramos e nas Escolas Maria José Hulse Peixoto e Dionísio Milioli.
Lei Rouanet
Segundo a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, o projeto de musica tem projeto aprovado na Lei Rouanet, que incentiva a cultura, do Ministério da Cultura. O que permite a doação de empresas e pessoas físicas, que podem ser abatidas integralmente no Imposto de Renda. “Pessoa física pode doar até 6%, e jurídica 4%”, lembra Shirlei.
Aos interessados no projeto as inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 3462-2080 ou na instituição, localizado no Cristo Redentor. “As inscrições são permitidas para pessoas entre 10 e 20 anos”, ressalta o professor.