Abadeus - O Amor Que Transforma
Alunos do projeto Jovem Aprendiz realizam pesquisa na área da moda
22/04/2014
O QUE VOCÊ PROCURA?
Alunos do projeto Jovem Aprendiz realizam pesquisa na área da moda


Os participantes do projeto Jovem Empreendedor Aprendiz estão realizando esta semana pesquisas de criação de moda. A turma de 19 alunos está cursando Auxiliar em Vestuário, o único curso na modalidade Jovem Aprendiz oferecido em Santa Catarina. Após pesquisar cores e aviamento os alunos criaram um painel de tendências. Depois eles desenharam o croqui das peças e fizeram uma miniatura da confecção para expor pelos corredores da instituição.



Caroline Telles, de 16 anos, fez um blazer pensando na moda inverno. A jovem garota diz que gostou muito de realizar a pesquisa de cores e já faz planos para o futuro. “Meu sonho é ser desenhista e fotógrafa na área da moda”, diz a aprendiz, que hoje trabalha na Damiller.



A instrutora, Jainara Felipe Bitencourt, explica que essa forma de trabalho, foi uma maneira dos alunos aprenderem  mais rápido o processo de pesquisa. “No futuro eles ainda vão aprender a modelar e costurar as peças que eles mesmos criaram”, afirma a professora.



Segundo a coordenadora pedagógica da Abadeus, Rodicélia Felipe, o curso é o único do Estado que permite que o jovem atue em todos os setores da empresa. "No curso, o jovem aprende todas as etapas da confecção, desde a criação até o produto acabado", explica a coordenadora.



Jovem Aprendiz



O projeto Jovem Empreendedor Aprendiz atende atualmente 163 jovens na Abadeus, sendo que o projeto já atendeu a 311 desde sua implantação. O objetivo é incluir jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, contribuindo para formação da cidadania e qualificação profissional. Hoje além do curso de Auxiliar em Vestuário, são oferecidos também os cursos de Atendente de Lanchonete e Auxiliar de Administração. O Projeto Empreendedor Aprendiz tem sua atuação pautada na Lei 10.097/2000, assim como pelo Decreto 5.598/05, que regulamenta a profissionalização e inclusão de jovens no mercado de trabalho.



Para este projeto a Abadeus conta com a parceria da FUCAS, Ministério do Trabalho e  Empresas contratantes de aprendizes. Jovens entre 14 e 24 anos, dos municípios da região, podem participar do curso, despertando neles a importância da responsabilidade social, da ética pessoal e profissional, focando no desenvolvimento humano e profissional para que se sintam capazes de ingressar e permanecer com desenvoltura nos ambientes de trabalho onde estão ou serão inseridos. 


VOLTAR AO TOPO