Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus realiza semana pedagógica com foco em novas metodologias de ensino
07/02/2020
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus realiza semana pedagógica com foco em novas metodologias de ensino

A maioria dos alunos ainda está em férias, mas a equipe diretiva, professores e demais profissionais da Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, já retomaram suas atividades. Inclusive, ao longo desta semana aconteceu a Semana Pedagógica da instituição, que contou com a apresentação dos professores e de seus respectivos planos de aula, bem como o alinhamento dos trabalhos. Além disso, também foram discutidas as novas metodologias de ensino propostas pela entidade, principalmente no que diz respeito à inovação em sala de aula.


A psicóloga da Abadeus, Andréia Lobato Gomes, afirma que a Semana Pedagógica é importante para que os profissionais se conheçam, pois houve aumento no quadro de funcionários nos últimos anos. “Também é fundamental que eles conheçam e se atualizem sobre a metodologia da instituição, para que trabalhem de forma alinhada. A Abadeus está trabalhando muito com inovação, com metodologias ativas, então é importante reunir esses profissionais e até convidar pessoas de fora para mostrar a eles como o trabalho pode ser feito em sala de aula, de uma forma que o aluno aprenda e participe ativamente do processo”, ressalta.


Sobre a organização do evento, a auxiliar de coordenação da entidade, Carin Regina de Souza, explica que “durante duas ou três semanas, visualizamos aquilo que o nosso professor e os nossos alunos querem para o ano de 2020. São as necessidades de sala de aula e as necessidades dos educandos. Consequentemente, as necessidades por parte da direção. Buscamos profissionais que tragam inovações metodológicas para a sala de aula, não voltadas apenas à tecnologia, mas no sentido de diferenciar, tornar a aula mais atrativa”.


Inovações metodológicas


Para complementar a Semana Pedagógica foram convidadas profissionais de fora da Abadeus, mas também ligadas ao setor educacional, como a professora e mestre em Educação, Rose Reynaud, a qual já foi Secretária de Educação do Município de Criciúma. No workshop sobre Inovações Metodológicas, ela tratou sobre “A responsabilidade de ser educador”. Quem também participou do workshop foi a professora e mestre em Ciência e Educação, Terezinha Vicenti. Com 26 anos de atuação na área da educação, ela falou sobre “Inovação em sala de aula”.


“No momento em que vivemos, é importante o professor trabalhar técnicas e práticas inovadoras, com aulas diferenciadas. Hoje, com o acesso às tecnologias, o aluno já tem o acesso ao conhecimento, mas ele precisa saber usar esse conhecimento. Para isso, o professor, como um mediador, precisa apresentar aulas interessantes e diversificadas para atrair a atenção do estudante. Caso contrário, ele não vai conseguir dar aula para esses alunos que nasceram na era da tecnologia”, avalia Terezinha.


Ela cita como exemplo os aparelhos celulares que dificilmente saem das mãos de adolescentes e jovens. “O celular dispersa a atenção do estudante porque ele usa o aparelho para assistir vídeos, bater papo, acompanhar redes sociais, o que, na maioria das vezes, não agrega conhecimento ou agrega muito pouco. Então, o uso da tecnologia tem que funcionar como uma ferramenta e é nesse sentido que falamos sobre as aulas diversificadas, é usar essa tecnologia para produzir um novo conhecimento”, destaca.


Início das aulas


O Programa Jovem Aprendiz já retornou com suas aulas em Criciúma, Forquilhinha, Urussanga e Içara. Na próxima semana, serão iniciadas as aulas do Projeto Jovens Talentos: Aprendizagem e Empreendedorismo Abadeus, do Programa Sinfonia de Talentos, Programa Geração.com Fontana (Informática de A a Z ou Programador), oficinas de desenvolvimento pessoal e costura e do Programa Exploradores Abadeus. As aulas do Centro de Educação Infantil Educando para o Futuro iniciam no próximo dia 17.


Já em março haverá o início das aulas em outras cidades da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) que também contam com atividades da Abadeus, como Urussanga e Cocal do Sul com o Programa Jovens Talentos Empreendedores e o Programa Desenvolvendo Talentos para Inclusão Social. Mais informações através do telefone (48) 3462.2080 ou pelo e-mail contato@abadeus.com.br. Inscrições devem ser feitas na Secretaria da Abadeus, localizada na Rua Maria Salete de Oliveira, nº 422, no Bairro Cristo Redentor, em Criciúma.


Texto: Vanessa Amando | NBCom


Fotos: Divulgação

VOLTAR AO TOPO