Abadeus - O Amor Que Transforma
Reunião de pais e familiares de alunos Abadeus aproxima instituição e comunidade
08/03/2023
O QUE VOCÊ PROCURA?
Reunião de pais e familiares de alunos Abadeus aproxima instituição e comunidade

Encontros fazem parte do projeto Por Amor aos Nossos Filhos, que visa fortalecer vínculos familiares e inserir os pais na rotina dos alunos, como forma de ajudar no desenvolvimento de crianças e jovens

A Abadeus Centro de Inovação Social está promovendo, nesta primeira quinzena de março, encontros do projeto Por Amor aos Nossos Filhos, que tem como objetivo aproximar a instituição e a comunidade do bairro Cristo Redentor, em Criciúma. As reuniões entre familiares dos estudantes da Abadeus e a equipe pedagógica ocorrem na sede da entidade.

A diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, acredita que o envolvimento dos pais em todo o processo de aprendizado, desde o acompanhamento de atividades escolares até o estímulo de habilidades sociais nos jovens, é essencial para o sucesso educacional do aluno.

“Esse trabalho em conjunto ajuda a entendermos as necessidades e potencialidades das crianças. Além disso, é uma oportunidade de orientar os responsáveis para condutas de fortalecimento de laços, que gerem um ambiente familiar acolhedor e propício para o desenvolvimento de um caráter crítico, justo e solidário”, detalha Shirlei.

Realizadas trimestralmente, as reuniões passam um panorama da rotina de atividades desenvolvidas nos cursos da Abadeus, os planos e expectativas da instituição e reforçam a necessidade de comprometimento dos estudantes com as aulas.

Denise Pereira, mãe do pequeno Gabriel, de três anos, é moradora do bairro Cristo Redentor há 20 anos. O filho frequenta o Centro de Educação Infantil da Abadeus, o CEI Educando Para o Futuro. Na opinião dela, a presença da instituição transforma positivamente o bairro, oferecendo oportunidades para os jovens e possibilitando um futuro melhor para as famílias.

“Se tratando de um bairro com muitas famílias em situação de vulnerabilidade, é muito bom para os pais terem a tranquilidade de ir trabalhar sabendo que seus filhos estão estudando. A Abadeus oferece diversos cursos gratuitos, abrindo portas que, por vezes, nós pais não tivemos na infância. Os encontros de pais ainda nos permitem identificar pontos fortes e fracos no processo de educação, então é um feedback muito importante”, relata Denise.

Para a coordenadora pedagógica da Abadeus, Isabel Guimarães, os encontros favorecem a troca de experiências e ajudam a construir um diálogo participativo, contribuindo para uma formação mais completa. “Em cada reunião estão presentes pais, alunos e instrutores do projeto Por Amor aos Nossos Filhos. A equipe da instituição conduz a conversa, apresentando ideias, metodologias e indicadores, e abrindo espaço para os pais tirarem suas dúvidas e conhecerem os instrutores”, explica.

A gerente do Sistema Único de Assistência Social de Criciúma, Juliane Abel Barchinski, é mais uma profissional que reconhece o trabalho da entidade. "Instituições de assistência e desenvolvimento social, como a Abadeus, prestam um serviço fundamental para manter os vínculos sadios com a comunidade e, muitas vezes, alcançam famílias que o poder público não consegue identificar. São essenciais no trabalho de prevenção e são parceiras do Governo do Município”, opina ela.

VOLTAR AO TOPO